Itinerários dos lugares de memórias: escritas, cidades e prisão / Itineraries of memory places: writings, cities and prison

Authors

  • Naitan Moreira Liao
  • João Vitor Schmutzler Abrahão
  • Francisco Ramos De Farias

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-453

Keywords:

Lugar de Memória, Escrita, Prisão, Memória, Subjetividade.

Abstract

O conceito de lugares de memória proposto por Pierre Nora, ao longo das três últimas décadas, foi apropriado por diferentes campos do saber, tendo tido acepções distintas.  Na tentativa do exercício de problematização acerca do seu significado, esse trabalho propõe-se a proceder uma revisão no sentido da apresentação de uma proposta: ao invés de lugares de memória pensaremos em lugares de memórias. Nesse contexto, focalizaremos os itinerários de memória traçados por Graciliano Ramos em uma escrita sobre a experiência prisional, na medida em que retrata um percurso por lugares cujos rastros edificaram memórias, conforme se encontra no museu erguido sobre os escombros da prisão da Ilha Grande. Para tanto, recorre-se a prática da transdisciplinaridade proveniente do entrecruzamento da Memória Social com a Geografia e a Literatura, focalizando a análise do conceito de lugar, termo de uso corriqueiro, frequentemente confundido com o conceito de espaço. Dessa forma, pretende-se uma releitura do conceito lugares de memória (considerando instituições prisionais e uma escrita), em sua conotação restrita de ideologias e nacionalismos, propondo-se uma nova interpretação considerando a condição plural do segundo termo. Além disso, destaca-se que o conceito de lugares de memórias deve ser pensado a partir da dimensão subjetiva envolvendo atores sociais e as memórias construídas, em cada contexto histórico, sobre determinados lugares circunscritos no espaço. A discussão da relação entre espaço e lugares assume caráter central na interpretação e produção de sentido de restos, vestígios, resíduos, no âmbito da memória. Por fim, conclui-se que tanto monumentos quanto outros indícios expressivos de memória referidos a determinados lugares assumem significações próprias dependendo de acontecimentos circunstanciais.

References

ABRAHÃO, J. V. S.; FARIAS, F. R. Transformações urbanas, revitalizações e topografia dos lugares de memórias. In: EDITORA POISSON (Org) Espaço Urbano. Belo Horizonte: Poisson, 2020, v. II.

DEN BOER, Pim. Loci memoriae - Lieux de mémoire. In: Erll, Astrid; N?unning, Ansgar. A companion to cultural memory studies. Berlin/New York: Walter de Gruyter, 2010.

DIAS, Vera. Catálogo: Barão de Mauá. Inventário dos monumentos do RJ. Rio de Janeiro: 2015. Disponível em http://www.inventariodosmonumentosrj.com.br/index.asp?iMENU=catalogo&iiCOD=83&iMONU=Bar%C3%A3o%20de%20Mau%C3%A1. Acesso em 21.07.2018.

ENDERS, Armelle. Les Lieux de mémoire, dez anos depois. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, vol. 6, n.11, 1993.

GONDAR, J. Cinco proposições sobre memória social. In: DODEBEI, V; FARIAS, R. F.; GONDAR, J. Por que memória social? Rio de Janeiro: Hibrida, 2016.

LIAO, N. M. A construção de memórias nas veredas do cárcere: o eterno sertão de Graciliano Ramos. 2020. Dissertação (Mestrado em Memória Social). Programa de Pós-Graduação em Memória Social, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

NORA, P. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Projeto História, v.10, 1993.

OLIVEIRA, F. Aproximações ao enigma: que quer dizer Desenvolvimento Local? São Paulo, Pólis; Programa Gestão Pública e Cidadania/EAESP/FGV, 2001.

PROUST, M. No caminho de Swann. São Paulo: Globo, 2006.

RAMOS, G. Memórias do cárcere. Rio de Janeiro: Record, 2011.

SANTOS, M. Espaço e método. São Paulo: Nobel, 1985.

SANTOS, M. Metamorfoses do espaço habitado: Fundamentos teóricos e metodológicos da Geografia. São Paulo: Edusp, 2014.

TUAN, Y. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. Londrina: Eduel, 2013.

VIDAL-NAQUET, P. Os assassinos da memória. São Paulo: Papirus, 1988

Published

2021-03-18

How to Cite

Liao, N. M., Abrahão, J. V. S., & Farias, F. R. D. (2021). Itinerários dos lugares de memórias: escritas, cidades e prisão / Itineraries of memory places: writings, cities and prison. Brazilian Journal of Development, 7(3), 27529–27544. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-453

Issue

Section

Original Papers