O processo de ensinar e aprender razões: uma proposta investigativa com alunos do 7º ano do ensino fundamental / The process of teaching and learning ratios: an investigative proposal with 7th grade students

Authors

  • Carolina Bruski Gonçalves Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Maiara Mentges
  • Mariele Josiane Fuchs

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-517

Keywords:

Investigação Matemática, Material Manipulativo, Formação Inicial de Professores.

Abstract

Esta produção decorre de uma vivência emergida do Estágio Curricular Supervisionado II, disciplina obrigatória do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha - Campus Santa Rosa/RS. O referido estágio desenvolveu-se em uma escola pública da Rede Municipal de Ensino da mesma cidade, com uma turma do 7º ano do Ensino Fundamental. O momento do estágio se revela de fundamental importância na formação acadêmica visto que nele faz-se necessário o estudo da teoria na prática. No decorrer do Curso são desenvolvidos estudos acerca dos aspectos pertinentes e relevantes que agem como subsídio para a formação inicial de professores e, portanto, análises de livros e teorias de autores renomados nos campos da Educação e da Educação Matemática são enfatizadas. Chegado o momento de experienciar na prática esses aportes teóricos, são elaborados planos de aula que, posteriormente, são executados mediante a regência de classe. Socializa-se, aqui, uma atividade desenvolvida no período de regência para o estudo do conceito de Razão entre Grandezas de mesma Natureza, numa perspectiva investigativa embasada nos pressupostos de Ponte, Brocardo e Oliveira (2009), no que tange a metodologia da Investigação Matemática, em Serrazina (1990) no que se refere ao envolvimento dos alunos para com a aula, em busca do efetivo conhecimento, bem como em Lorenzato (2006) quanto a utilização de materiais manipulativos. Com o propósito de aliar o uso de material manipulativo à metodologia de Investigação Matemática, o destaque da atividade concentra-se em proporcionar aos estudantes uma atividade lúdica na qual fossem os principais investigadores e exploradores do material para que, a partir do concreto, chegassem à abstração do conceito matemático abordado. Sendo assim propiciado, aos licenciandos, um momento de aprendizados sobre a prática de sala de aula e percepção das potencialidades da investigação matemática aliada ao material manipulativo no processo de ensino e aprendizagem.

References

FIORENTINI, Dario; CRISTOVÃO, Eliane Matesco. (Org). Histórias e Investigações de/em Aulas de Matemática. Campinas, São Paulo: Alínea Editora, 2006.

LORENZATO, Sérgio Aparecido. Laboratório de ensino de matemática e materiais didáticos manipuláveis. In: LORENZATO, Sérgio (org.). O Laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006, p.3- 37.

PONTE, João Pedro da. Investigação sobre investigações matemáticas em Portugal. Investigar em Educação, v. 2, p.93-169, 2003.

PONTE, João Pedro, BROCARDO, Joana, OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

SERRAZINA, Maria de Lurdes. Os materiais e o ensino da Matemática. Educação e Matemática, n. 13, jan/mar., 1990.

Published

2021-03-20

How to Cite

Gonçalves, C. B., Mentges, M., & Fuchs, M. J. (2021). O processo de ensinar e aprender razões: uma proposta investigativa com alunos do 7º ano do ensino fundamental / The process of teaching and learning ratios: an investigative proposal with 7th grade students. Brazilian Journal of Development, 7(3), 28373–28381. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-517

Issue

Section

Original Papers