Estudo de caso - plano de ação emergencial para o sistema de abastecimento de água de concórdia / Case study - emergency action plan for the concordia water supply system

Authors

  • Arthur Seemann Vieira Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Helton Araujo Couto Carneiro
  • Daniel Domingues Scharf
  • Roberta Maas dos Anjos
  • Anigeli Dal Mago

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-563

Keywords:

abastecimento de água, plano de ação, pressão na rede de distribuição.

Abstract

Nos últimos anos a CASAN vem resolvendo problemas crônicos e históricos de abastecimento de água no município de Concórdia. O sistema de distribuição apresentou pontos críticos que levaram a problemas graves no abastecimento, culminando inclusive com decreto de emergência assinado pela Municipalidade.

Para atender todos os bairros da cidade, mesmo que de forma intermitente, era adotado o procedimento de manobras, que consistia em fechar determinados registros de forma a direcionar a água para os locais desejados. Dessa forma, a região a jusante do registro fechado acabava sendo despressurizada, e assim que o registro era aberto, a pressão nessa rede subia rapidamente. Essa variação brusca de pressão nas tubulações causava rompimentos e deslocamentos de junções, aumentando a incidência vazamentos, e consequente prejuízo ao abastecimento.

Diante disso, em abril/2019 foi iniciado o Plano de Ações o qual evidenciou melhorias em todo o sistema. As melhorias no sistema de abastecimento de água de Concórdia são evidentes e comprovadas através dos dados obtidos em campo em locais até então abastecidos de forma deficitária, com redução na quantidade de reclamações, aumento do nível em reservatório e melhoria na pressão das redes de distribuição.

 

 

References

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12218: Projeto de Rede de Distribuição de Água para Abastecimento Público. 1994.

BAKKER, M. et al. Advanced control of a water supply system: a case study. 2013. Climate Smart Water. Disponível em: <https://climatesmartwater.org/library/advanced-control-of-a-water-supply-system-a-case-study>. Acesso em: 15 de julho de 2019.

TSUTIYA, M. T. Abastecimento de Água. São Paulo: Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola, 2006. 643 p.

Published

2021-03-22

How to Cite

Vieira, A. S., Carneiro, H. A. C., Scharf, D. D., dos Anjos, R. M., & Mago, A. D. (2021). Estudo de caso - plano de ação emergencial para o sistema de abastecimento de água de concórdia / Case study - emergency action plan for the concordia water supply system. Brazilian Journal of Development, 7(3), 29030–29049. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-563

Issue

Section

Original Papers