Análise das áreas de vivência do canteiro de obras de um condomínio em Natal/Rn, segundo a nr 18 / Analysis of the living areas of the construction site of a condominium in Natal/Rn, according to nr 18

Myllenna Rabelo Lima, Rubi Carvalho Han, Ítalo Andrey Guimarães de Oliveira, Eric Nobre Dantas Rocha

Abstract


Esta pesquisa teve como objetivo verificar as principais dificuldades encontradas na aplicação da NR-18 no canteiro de obras, no que diz respeito às áreas de vivência, pela empresa de construção civil responsável pela execução de um condomínio residencial de alto padrão. Aplicou-se o método de pesquisa de campo com o uso do PCMAT. Em seguida foi realizada a verificação individual de cada item disposto no cap.4 NR-18. Os resultados devidamente fotografados apontaram que a empresa não teve muita dificuldade em se adaptar a norma, dando ao trabalhador um bom ambiente de trabalho aumentando assim sua eficiência, porém, houve poucos erros o que podem resultar em multas e despesas para correção.

 


Keywords


Canteiro de obras. Áreas de Vivência. Construção Civil. PCMAT. Ambiente de Trabalho. Multas.

References


FRANKENFELD, N. Produtividade. Rio de Janeiro: CNI, 1990. (Manuais CNI).

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho. NR 18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Brasília, 2015. Disponível em: http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR18/NR18atualizada2015.pdf. Acesso em outubro de 2016.

MINISTÉRIO DO TRABALHO E EMPREGO. Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho. NR 28 – Fiscalização e Penalidades. Brasília, 2016. Disponível em: http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR28.pdf. Acesso em novembro de 2016.

NATAL, Código de Obras – Lei Complementar Nº055, 2004. Disponível em: https://www.natal.rn.gov.br/semurb/paginas/File/InstrOrdSearch/9_Codigo_de_Obras_2004_(Vigente).pdf. Acesso em março de 2016.

SAURIN, T.A; FORMOSO C.T. Análise das práticas de planejamento de layout e logística em um conjunto de canteiros de obra no Rio Grande do Sul. Revista Produto & Produção. Porto Alegre, vol. 4, n. 3, p. 14-25, out. 2000.

SAMPAIO, José Carlos de A. NR-18: manual de aplicação. São Paulo: Pini: Sinduscon-SP, 1998. 540 p.

SAMPAIO, J. C. A., PCMAT: Programa de Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção, São Paulo, Ed. PINI: SINDUSCON-SP, 1998a, 193 p.

TOMMELEIN, I.D. Construction site layout using blackboard reasoning with layered knowledge. In: ALLEN, Robert H. (Ed.). Expert systems for civil engineers: knowledge representation. New York: ASCE, 1992. p. 214-258.

TROTTA, C.L. Análise das áreas de vivência em canteiros de obra. 2011. 49p. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Federal de São Carlos. Orientadora: Profa. Dra. Sheyla Mara Baptista Serra.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-014