Aplicação da técnica de inspeção boroscópica em bomba de vácuo de anel líquido / Application of the boroscope inspection technique in liquid ring vacuum pump

Authors

  • Danilo Augusto Oliveira da Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Denis Nascimento
  • Viviane Tabchoury de Barros Vieira
  • Luiz Augusto da Silva
  • Claudete Oliveira Kenvyn
  • José Rubens de Camargo

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-610

Keywords:

Boroscopia, Ensaios Não Destrutivos, Videoscopia, Bomba de Vácuo.

Abstract

Este artigo tem como objetivo abordar os conceitos e a aplicação da técnica de ensaio não destrutivo de boroscopia em uma bomba de vácuo de anel líquido, a fim de identificar por meio de ensaio visual os defeitos encontrados no interior do equipamento sem ter a necessidade de desmontá-lo. Os dados foram obtidos por meio da aplicação da técnica de boroscopia de modo preditivo e relatórios de inspeções anteriores. Foram identificados vários pontos de corrosão, contaminação e minerais impregnados provenientes da água utilizada como líquido selante na bomba de vácuo de anel líquido. Concluiu-se, que aplicando a inspeção boroscópica de maneira preditiva em equipamentos e máquinas, pode-se evitar eficientemente a parada desnecessária, que gera a manutenção corretiva não programa, extremamente custosa e perigosa para as indústrias.

References

ABRAMAN – Associação Brasileira de Manutenção. Documento Nacional, 2011.Disponível em:http://www.abraman.org.br/Arquivos/7/7.pdf. Acesso em 22/09/2020.

BARONI, T.; KARDEC, A.; NASCIF. Gestão Estratégica e Técnicas Preditivas. Editora Quality Mark, Rio de Janeiro, Coleção Manutenção, Abraman, 2002.

CAMARGO, J. R.; CAMARGO, J. R.; GIACAGLIA, G. E. O.; GRANDINETTI, F. J.; SIGAGNA, O. L. O. R. Inspeções Boroscópicas Aplicadas a Manutenção Preditiva de Motores Aeronáuticos, Pró-reitoria de pesquisa e pós-graduação. TTEM 005/15. Unitau, 2015.

CHAMBERS, R.J.; SLACK, S. Administração da Produção. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

FILHO, J. A. P. C.; FILHO, L.A.M.; GRIZA, S.; NASCIMENTO, W.V. Análise de Falha em Um Compressor a Gás, e de Uma Válvula Para Controle de Vapor D’Água ComSais Dissolvidos, Ambos Utilizados na Indústria do Petróleo, VIII Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, 2014.

HOBSON, J. P.; KORNELSEN, E. V.; REDHEAD, P. A. The Physical Basis of Vacuum Technology, Chapman and Hall, 1968.

MACHADO, W. V.; OTANI, M. A Proposta de Desenvolvimento de Gestão da Manutenção Industrial na Busca da Excelência ou Classe Mundial, Revista Gestão Industrial, v.04; n. 02; p. 01-16, 2008.

MIRSHAWKA, V. Manutenção Preditiva: Caminho para Zero Defeitos, 1 ed. São Paulo: Makron Books, McGrawHill, 1991.

ROTH, A. Vacuum Technology, Elsevier, 1990.

OSADA, T.; TAKAHASHI, Y. Manutenção Produtiva Total. São Paulo Instituto IMAN, 2010.

TECNOLASS.Mecânica Geral – Disponível em: http://www.tecnolass.com.br/mecanica-geral. Acesso em 01/08/2020.

USP – Instituto de Física – Bombas de Vácuo 1,Disponível em: http://portal.if.usp.br/tecvac/pt-br/node/345,2016. Acesso em 01/08/2020

Published

2021-03-23

How to Cite

da Silva, D. A. O., Nascimento, D., Vieira, V. T. de B., da Silva, L. A., Kenvyn, C. O., & de Camargo, J. R. (2021). Aplicação da técnica de inspeção boroscópica em bomba de vácuo de anel líquido / Application of the boroscope inspection technique in liquid ring vacuum pump. Brazilian Journal of Development, 7(3), 29717–29725. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-610

Issue

Section

Original Papers