Byod em uma primavera cinza , eis um outono amargo: reflexões sobre liberdade de expressão na conectividade na terra dos pinheirais / Byod in a gray spring, here is a bitter autumn: reflections on free speech in connectivity in the land of pinewoods

Authors

  • Ody Marcos Churkin

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-015

Keywords:

BYOD, Conectividade, Liberdade de Expressão, Direitos Humanos, TIC, Ubiquidade.

Abstract

Pretende-se como objetivo geral deste artigo, desenvolver uma reflexão sobre a liberdade de expressão no cenário da conectividade e ubiquidade, além do que conceituar o BYOD  (Bring Your Own Device) incentivado pela UNESCO. Para tal, buscou-se o viés da metodologia bibliográfica e documental, além do que, seguiu-se a luz  da compreensão holística, sistêmica e fenomenológica para analisar e descrever  a presença da internet em sintonia com as tecnologias de comunicação e informação (TIC) como marcos paradigmáticos e civilizatórios no século que se inicia, frente a um cenário de constantes inovações tecnológicas em um contexto paradoxal, enquanto comemora-se  30 anos da Constituição Cidadã Brasileira, e os 70 anos da proclamação dos Direitos Humanos, agiganta-se  tendências a polarizações  no Brasil e mundo. Dentro deste contexto de intensificação ao extremismo maniqueísta será analisado amiúde as possibilidades e perspectivas do livre falar na era do imediato da informação e as suas implicações e consequências.

 

References

ABREU, C. N. Psicologia do Cotidiano. Como vivemos, pensamos e nos relacionamos hoje. Porto Alegre: Artmed, 2016.

FEENBERG, A. Tecnologia, modernidade e democracia. Tradução Eduardo Beira. IST, Lisboa, 2015.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 5ª edição; Porto Alegre: Sulina, 2010.

LEMOS, André; LÉVY Pierre. O Futuro da Internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. 2ª edição; São Paulo: Paulus, 2010.

UNESCO. O Futuro da aprendizagem móvel: implicações para planejadores e gestores de políticas. Brasília, p. 20,21-25, 2014.

UNESCO, Repensar a educação: rumo a um bem comum mundial, Brasília, Brasil, 2016. Publicado em 2016 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 7, Place de Fontenoy, 75352 Paris 07 SP, França e Representação da UNESCO no Brasil.

UNESCO, Liberdade de expressão e internet: cuadernos de discucíon, comunicacío e informacíon. Montevidéu, Uruguai, 2016. Publicado em 2016 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, (7, place de Fontenoy, 75352 París 07 SP, Francia) e o Escritório Regional de Ciências da UNESCO para América Latina e Caribe, Escritório da UNESCO em Montevidéu, (Luis Piera 1992, Piso 2, 11200 Montevidéu, Uruguai). Este “Cuaderno de Discusión de Comunicación e Información” foi coordenado pelo Escritório Regional de Ciências da UNESCO para América Latina e Caribe, Escritório da UNESCO em Montevidéu; a Relatoría Especial para a Libertade de Expresão da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e pelo Relator Especial para a promoção e proteção do direito à liberdade de opinião e de expressão das Nações Unidas; com o apoio do Instituto DEMOS e da Fundação Ford.

Published

2019-08-15

How to Cite

Churkin, O. M. (2019). Byod em uma primavera cinza , eis um outono amargo: reflexões sobre liberdade de expressão na conectividade na terra dos pinheirais / Byod in a gray spring, here is a bitter autumn: reflections on free speech in connectivity in the land of pinewoods. Brazilian Journal of Development, 5(8), 11359–11369. https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-015

Issue

Section

Original Papers