Avaliação diagnóstica em Física no Ensino Médio / Diagnostic evaluation in high School Physics

Authors

  • Márcia Cristina Palheta Albuquerque
  • Maynã Luan Nascimento Melo
  • Fábio Andrade de Moura
  • Marcos Lázaro de Souza Albuquerque

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-638

Keywords:

Avaliação Diagnóstica, Ensino de Física, Ensino Médio.

Abstract

Apresentamos neste trabalho o resultado preliminar de uma proposta de avaliação diagnóstica aplicada a duas turmas de discentes do primeiro ano do Ensino Médio e outra turma do segundo ano, ambas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, município de Bragança, PA. Essas avaliações possuem o objetivo de apontar deficiências no aprendizado de alguns conteúdos referentes à ferramenta matemática utilizada na física. Foram elaborados dois tipos de avaliação: uma para o primeiro ano e a outra para o segundo ano. Os resultados obtidos pela avaliação foram tratados estatisticamente através da função de Gauss para obtenção da média e desvio padrão. Analisamos individualmente os gráficos do aproveitamento obtido na avaliação das três turmas. Também apresentamos o resultado referente ao número de questões contendo acerto, erro e não respondidas pelos discentes das três turmas. Em uma visão geral, percebemos que a média do aproveitamento alcançado pelas turmas submetidas à avaliação foi inferior a cinquenta por cento. Podemos perceber que há um número expressivo de questões não respondidas, tanto para as turmas de primeiro ano quanto a de segundo. Verificamos que esta avaliação nos norteará na atuação de um programa de monitoria com o intuito de preencher possíveis lacunas no processo de ensino e aprendizagem.

References

BLAYA, C. Processo de Avaliação. Disponível em

<http://www.ufrgs.br/tramse/med/textos/2004_07_20_tex.html>. Acesso em: 12 de Agosto de 2016.

BRASIL, Parâmetros Nacionais Curriculares (Ensino Médio). Parte III: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, 2000.

HAYDT, R. C. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 2000.

HUF, V. B. F., et al. Avaliação diagnóstica no 6º ano: o que ela mostra em relação aos conteúdos matemáticos. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 5, n. 12, p. 30600-30613 dec. 2019. ISSN 2525-8761

KRAEMER, M. E. P. Avaliação da aprendizagem como construção do saber. V Coloquio Internacional sobre Gestión Universitaria en América del Sur. Mar del Plata, ARG. 2005. Disponível em:

<https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/96974/MariaElizabethKraemerAvaliação da aprendizagem como con.pdf?>.

LUCKESI, C.C. Maneiras de avaliar a aprendizagem. Pátio. São Paulo, ano 3. nº 12. p. 7 –11, 2000.

MELO, A. C. O., et al., A função diagnóstica da avaliação: uma atividade em construção. VII Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (VII CONNEPI). Palmas, TO. 2012. Disponível em:

<http://propi.ifto.edu.br/ocs/index.php/connepi/vii/paper/viewFile/4408/2764>.

SANTOS, M. R., VARELA, S. Avaliação como instrumento diagnóstico da construção do conhecimento nas séries iniciais do ensino fundamental. Revista Eletrônica da Educação. Ano I. no 01, Agosto - Dezembro, 2007. Disponível em:

<http://web.unifil.br/docs/revista_eletronica/educacao/Artigo_04.pdf>.

Published

2021-03-24

How to Cite

Albuquerque, M. C. P., Melo, M. L. N., Moura, F. A. de, & Albuquerque, M. L. de S. (2021). Avaliação diagnóstica em Física no Ensino Médio / Diagnostic evaluation in high School Physics. Brazilian Journal of Development, 7(3), 30089–30098. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-638

Issue

Section

Original Papers