Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate students

Authors

  • Francione Charapa Alves Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Miguel Junior Zacarias Lima
  • Ana Maria do Nascimento

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-686

Keywords:

Estágio Curricular Obrigatório. Ensino de Filosofia. Saberes docentes.

Abstract

Partindo do pressuposto de que o estágio curricular é de suma importância na formação do licenciando, este texto tem como objetivo refletir sobre as aprendizagens adquiridas pelos licenciandos de Filosofia ao término da realização do estágio. A metodologia utilizada para esta investigação foi a abordagem qualitativa, utilizando como instrumentos de coleta relatórios de estágio e a análise de conteúdo. Os sujeitos foram seis alunos do Curso de Licenciatura em Filosofia de uma Instituição de Ensino Superior pública do estado do Ceará que concluíram o estágio. Os dados nos revelam aspectos importantes sobre as aprendizagens docentes adquiridas pelos licenciandos no estágio que envolvem as questões internas da escola, do cotidiano, das relações que se estabelecem entre professor e aluno; mas também passam a relacionar esses saberes com o contexto histórico do ensino de filosofia no Brasil que sempre foi marcada pela sua inclusão e exclusão do currículo escolar. Essa é uma questão crucial para os estudantes de filosofia que passam perceber o não-lugar da sua área de conhecimento, o que reflete na identidade do curso e na redução de oportunidades de trabalho advindas dele.

References

ADORNO, Theodor. Educação e Emancipação. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1995.

BADIOU, Alain. A República de Platão: Recontada Por Alain Badiou. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2014.

BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Lei nº 9.394: estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.

______. Casa Civil: Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei 11.788. Dispõe sobre o estágio de estudantes. Brasília, 2008.

______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Brasília, 2019.

______. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 2. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior e para a formação continuada. Brasília, 2015.

DALBOSCO, Cláudio A. Filosofia e Pedagogia. Campinas – SP: Autores Associados, 2008.

GALLO, Sílvio. Ensino de Filosofia: Teoria e Prática. Ijuí- SP: UNIJUI, 2004.

GASPARIN, João Luiz. Uma Didática para a Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas – SP: Autores Associados, 2005.

LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e aprendizagem da profissão docente. Brasília DF: Liber Livro, 2012.

NASCIMENTO, Ana Maria do. O Estágio Curricular Supervisionado no curso de pedagogia: diálogo entre universidade e escola à luz de Paulo Freire. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual do Ceará- UECE. Fortaleza, 2014.

OSTETTO, Luciana Esmeraldo. Deslocamentos, aproximações, encontros: estágio na formação docente na educação infantil. In: Marineide de Oliveira Gomes (org.) Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino pesquisa e extensão. São Paulo: Edições Loyola, 2011.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2010.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica. Campinas – SP: Autores Associados, 2008.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2017.

Published

2021-03-25

How to Cite

Alves, F. C., Lima, M. J. Z., & do Nascimento, A. M. (2021). Aprendizagens adquiridas no estágio em ensino de filosofia: concepções de licenciandos / Learning acquired in the internship in philosophy teaching: conceptions of undergraduate students. Brazilian Journal of Development, 7(3), 30785–30799. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-686

Issue

Section

Original Papers