Ensino-Aprendizagem em Saúde nos tempos de COVID-19: Capacitação à equipe de enfermagem em atenção básica no manejo correto dos Equipamentos de Proteção Individual / Health Teaching-Learning in the days of COVID-19: Training the nursing staff in primary care in the correct handling of Personal Protective Equipment

Authors

  • Karen Silva de Castro Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Michele Pinheiro Ferreira
  • Carla Carolina Rodrigues Barros
  • Natalia Karina Nascimento da Silva
  • Genislaine Ferreira Pereira
  • Tania de Sousa Pinheiro Medeiros

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-735

Keywords:

EPI’s, Coronavírus, Capacitação, Atenção primária, Profissionais de saúde.

Abstract

Os Equipamentos de Proteção Individual (EPI), instituídos no Brasil, em 1943, a partir da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), tem por função assegurar a qualidade do serviço e zelar pela vitalidade do trabalhador. Contudo, na área da saúde seu uso promove proteção não apenas para os prestadores de serviços, como também aos que utilizam desses serviços. Este estudo tem como objetivo principal promover uma ação de ensino-aprendizagem com capacitação em saúde, acerca do manejo correto de paramentação e desparamentação dos equipamentos de segurança, manejados pela equipe de saúde, na prestação de cuidados aos pacientes suspeitos, prováveis e confirmados de infecção pela COVID-19. Nesse sentido, esse estudo trata-se de um relato de experiência de cunho descritivo e exploratório, de caráter crítico-reflexivo que visa qualificar e aprimorar os conhecimentos a respeito da paramentação e desparamentação dos EPI’s em 07 Unidades Básicas de Saúde com cerca de 47 profissionais, do município de Tucuruí-PA. Dessa forma, pode-se observar que a capacitação obteve o efeito almejado, pois houve grande adesão, participação, colaboração e interesse por parte da maioria dos profissionais envolvidos, tendo em vista que, tal situação foi evidenciada pela interação e presença atenciosa de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, administrativos e outros profissionais presentes na maioria das unidades visitadas. Logo, em virtude do cenário atual, os profissionais da saúde compõem a linha de frente ao combate a COVID-19, e o uso de EPI’s é uma das ferramentas mais essenciais de se prevenir o contágio, sendo necessário o conhecimento sobre seu uso correto.

 

References

BRASIL, Nota Técnica n° 04; Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA): Medidas de Prevenção e Controle que Devem ser Adotadas Durante a Assistência aos Casos Suspeitos ou Confirmados de Infeção pelo Novo Coronavírus; 2020. Disponível em: https://www20.anvisa.gov.br. Acessado em: 15 de MAI de 2020.

CISZ, C. L.; Conscientização do Uso de EPI's quanto à Segurança Pessoal e Coletiva; Universidade Tecnológica Federal do Paraná; Curitiba; 2015.

FERNANDES, I. S.; Segurança do Trabalho: A Importância do EPI; Revista Ciências e Ideias; São Paulo; 2018.

MEDEIROS, L. S.; Analise epidemiológica descritiva nos primeiros 30 dias de casos confirmados de COVID-19 na Amazônia Legal Brasileira; Revista Brazilian Journal of health Review; Curitiba; 2020.

RAMOS, A.; A Evolução dos Equipamentos de Proteção Individual durante a História, 2015. Disponível em: https://engenharia.com.br/editoral/colunas/a-evolucao-dos-equipamentos-de-protecao-individual-durante-a-historia/. Acessado em: 15 de MAI de 2020.

Published

2021-03-28

How to Cite

de Castro, K. S., Ferreira, M. P., Barros, C. C. R., da Silva, N. K. N., Pereira, G. F., & Medeiros, T. de S. P. (2021). Ensino-Aprendizagem em Saúde nos tempos de COVID-19: Capacitação à equipe de enfermagem em atenção básica no manejo correto dos Equipamentos de Proteção Individual / Health Teaching-Learning in the days of COVID-19: Training the nursing staff in primary care in the correct handling of Personal Protective Equipment. Brazilian Journal of Development, 7(3), 31548–31559. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-735

Issue

Section

Original Papers