Avaliação de coagulantes a base de tanino de acácia negra (Acacia mearnsii) para o tratamento de água / Evaluation of black acacia (acacia mearnsii) tannin-based coagulants for water treatment

Authors

  • Angela Helena Silva Mendes Stival Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Whisley Durães Alceno
  • Thayrine Dias Carlos
  • Leydiane Barbosa Bezerra
  • Grasiele Soares Cavallini
  • Renato de Almeida Sarmento

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-739

Keywords:

Coagulação, biopolímeros naturais, remoção de contaminantes.

Abstract

Os taninos são moléculas fenólicas biodegradáveis com propriedades coagulantes/floculante que podem auxiliar no processo de tratamento de água. Os coagulantes a base de tanino são comercializados no Brasil, e tem como maior vantagem a ausência de metais tóxicos em sua composição e com desempenho comparável aos coagulantes inorgânicos tradicionais.  Por ser um coagulante pouquíssimo explorado na região norte do país a presente pesquisa teve o objetivo de avaliar o potencial de aplicação de dois coagulantes a base de tanino, o Tanfloc SG e o Tanfloc MTH (Tanac S.A) para o tratamento de água para abastecimento público, utilizando os parâmetros turbidez e cor aparente para avaliação da eficiência do processo. Dentre os resultados obtidos o coagulante SG apresentou 67% de remoção de cor aparente e 59% de turbidez, enquanto o coagulante MTH apresentou remoção de 100% de cor aparente e 75% de turbidez, ambos em uma dosagem de 10 mg/L, em pH 7 e velocidade de sedimentação de 0,35 cm.min-1.

References

ABNT - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TECNICAS. NBR 10004: resíduos sólidos – classificação. Rio de Janeiro, 2004.

CAESB - COMPANHIA DE SANEAMENTO AMBIENTAL DO DISTRITO FEDERAL. Como água é tratada. Distrito Federal, 2019.

CONAMA - CONSELHO NACIONAL DE MEIO AMBIENTE. Resolução n° 357. Classificação de corpos de água e diretrizes ambientais para seu enquadramento, 2005.

FIORENTINI, V. Uso do tanino no processo de tratamento de água como melhoria em sistema de gestão ambiental. Rio Grande do Sul, 2005.

ROZENO, N. S., RIBEIRO, E. A. M., TOMÉ, A. G., RODRIGUES FILHO, G., CANOBRE, S. C., AMARAL, F. A. Uso de tanino como coagulante primário para tratamento de efluente de biodiesel / use of tannin as a primary coagulant for treatment of biodiesel efluente. Brazilian Journal of Development. Vol 5, Nº 6, 2019.

YIN, C. Y. Emerging usage of plant-based coagulants for water and wastewater treatment. Process Biochemistry, 45,1437-1444, 2010.

UNICEF - FUNDO DE NAÇÕES UNIDAS PARA A INFÂNCIA. Genebra: Nova Iorque, 2017.

Published

2021-03-28

How to Cite

Stival, A. H. S. M., Alceno, W. D., Carlos, T. D., Bezerra, L. B., Cavallini, G. S., & Sarmento, R. de A. (2021). Avaliação de coagulantes a base de tanino de acácia negra (Acacia mearnsii) para o tratamento de água / Evaluation of black acacia (acacia mearnsii) tannin-based coagulants for water treatment. Brazilian Journal of Development, 7(3), 31611–31617. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-739

Issue

Section

Original Papers