Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachers

Authors

  • Gilcéia Leite dos Santos Fontenele Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Edileuza Fernandes Silva

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-766

Keywords:

Ciclos, Educação, Ensino Fundamental, Organização escolar, Professores.

Abstract

Este artigo objetiva compreender as percepções de 19 professoras de um Centro de Ensino Fundamental acerca da organização escolar no 3º ciclo em implantação desde o ano de 2012. Para isso, utilizou-se questionário com a questão: o que deveria ser feito para que os ciclos se efetivassem de fato na escola? As respostas foram agrupadas em quatro eixos: formação docente, condições materiais e humanas, postura dos profissionais da educação e práticas avaliativas. As análises indicam que: a) a escola em ciclos tem vivenciado processo de implementação permeado por dúvidas e inseguranças em relação ao trabalho pedagógico; b) há reconhecimento por parte das docentes das fragilidades do processo; c) há compreensão da proposta o que pode sinalizar avanços rumo à constituição de práticas pedagógicas menos excludentes e mais comprometidas com a aprendizagem; d) há necessidade de utilização das coordenações pedagógicas como espaço e tempo de formação continuada. 

 

 

References

BRASIL. O que é censo escolar. Disponível em: <http://inep.gov.br/censo-escolar>. Acesso em: 03 de mar. 2019.

______. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996.

DISTRITO FEDERAL. Diretrizes pedagógicas para organização escolar do 3º ciclo. Brasília, SEEDF/SUBEB, 2014b.

_____. Lei 4.751/2012 de 07 de fevereiro de 2012. Dispõe sobre o Sistema de Ensino e a Gestão Democrática do Sistema de Ensino Público do Distrito Federal.

FRANCO. M. L. P.B. Análise de conteúdo. 3ª ed. Brasília: Liber Livro, 2008.

FERNANDES, C. de O. A necessária superação da dicotomia no debate séries ciclos na escola obrigatória. Cadernos de Pesquisa, v.40, n.141, p. 881-894, set./dez. 2010.

LÜDKE, M., ANDRÉ, M. E. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E. P. U., 1986.

MARTINS, M. F.; VARANI, A.; DOMINGUES, T. C. Entrevista Luiz Carlos de Freitas: A organização do trabalho pedagógico no contexto atual do ensino público brasileiro. Crítica Educativa (Sorocaba/SP), vol. 2, n. 1, p. 202-226, jan./jun. 2016.

MOROZ, M. & GIANFALDONI, M. H. T.A. O processo de pesquisa: iniciação.

Brasília: Liber Livro Editora, 2ª edição, 2006.

MAINARDES, J. A escola em ciclos: fundamentos e debates. São Paulo: Cortez, 2009.

SILVA, E. F. A coordenação pedagógica como espaço de organização do trabalho pedagógico escolar: o que temos e o que queremos. In VEIGA, I. P. A. (Org.). Quem sabe faz a hora de construir o projeto político-pedagógico. Campinas: Papirus, 2007.

Published

2021-03-29

How to Cite

Fontenele, G. L. dos S., & Silva, E. F. (2021). Organização escolar em ciclo no ensino fundamental em uma escola do distrito federal: a escuta dos professores / School organization in cycle in fundamental education in a school of the federal district: the listening of teachers. Brazilian Journal of Development, 7(3), 32009–32015. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-766

Issue

Section

Original Papers