Educação infantil e as relações com a prática pedagógica libertadora freiriana / Childhood education and relations with freirian liberating pedagogical practice

Authors

  • Saiuri Totta Tarragó
  • Josimere de Souza Lima Apolinário
  • Enia Maria Ferst

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-816

Keywords:

Formação Docente, Educação Infantil, Pedagogia Libertadora.

Abstract

 Esta pesquisa tem como tema a prática pedagógica libertadora na educação infantil. O problema desta pesquisa consistiu em como os princípios da perspectiva da educação libertadora são aplicados em três Casas Mãe do Núcleo Equatorial da Prefeitura de Boa Vista, em Roraima. A partir desta questão a pesquisa buscou identificar a aplicação da educação libertadora freiriana nas atividades pedagógicas deste mesmo núcleo. Desta forma foram necessários observar as atividades docentes realizadas com as crianças que frequentam o núcleo, e então descrever as rotinas empregadas pelas professoras. A observação participativa no cotidiano escolar contribuiu para analisar a atuação de três professoras, onde cada uma delas era responsável por uma Casa Mãe. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica da análise de conteúdo. A tendência libertadora freiriana foi percebida por diversos momentos em que as professoras conduziam suas propostas de atividades: estimular suas curiosidades e ampliar seus conceitos quanto à diversidade humana, em favor de uma sociedade igualitária e humanizada. O diálogo esteve presente em todas as atividades propostas, a forma como se fala e o saber ouvir, para uma construção de relações embasadas no respeito e na percepção das crianças como sujeitos de conhecimento no seu processo de formação. Neste processo as professoras tiveram o papel fundamental na mediação desta construção, pois os conteúdos trazidos por elas oportunizavam as crianças a vivenciarem e a atingirem consciência da sua realidade, o que permite estimular uma transformação social na construção de uma educação crítica, como é defendido por Paulo Freire.

References

ABRAMOVICH, F. Literatura Infantil: gostosuras e bobices. 5. ed. São Paulo: Scipione, 2006.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 5. ed. Lisboa/Portugal: Edições 70, 2008.

FLICK, U. Uma Introdução à Pesquisa Qualitativa. Porto Alegre: Bookman, 2004.

FREIRE, P. The politics of education: culture, power, and liberation. Westport,

CT: Bergin and Garvey, 1985.

_____. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São

Paulo: Paz e Terra, 2003.

_____. Política e educação. 8. ed. São Paulo: Villa das Letras, 2007.

_____. Educação como prática da liberdade. 31. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra,

KISHIMOTO, T. (org). Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. 3º Ed. São Paulo: Cortez, 1999.

LEWGOY, A. M. B; ARRUDA, M. P. Novas tecnologias na prática profissional do professor universitário: a experimentação do diário digital. In: Revista Texto & Contextos. EDIPUCRS. Porto Alegre, RS: 2004.

OSTETTO, L.E. Planejamento na educação infantil: mais que a atividade, a criança em foco. In: OSTETTO, Luciana Esmeralda (org). Encontros e encantamentos na Educação Infantil: partilhando experiências de estágio. Campinas, SP: Papirus, 2000.

SANTOS, C. A. dos; CARRIS, R. dos S., O lúdico e a arte inseridos na sala de aula da educação infantil. In: Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 8, p. 58981-58992. Curitiba, 2020.

Published

2021-03-31

How to Cite

Tarragó, S. T., Apolinário, J. de S. L., & Ferst, E. M. (2021). Educação infantil e as relações com a prática pedagógica libertadora freiriana / Childhood education and relations with freirian liberating pedagogical practice. Brazilian Journal of Development, 7(3), 32723–32736. https://doi.org/10.34117/bjdv7n3-816

Issue

Section

Original Papers