Análise de viabilidade de proposta de implantação de empresa júnior para engenharia civil: uma alternativa para o aperfeiçoamento profissional e disseminação de novas técnicas construtivas / Analysis of feasibility of a proposal for the implementation of a jr company for civil engineering: an alternative for professional improvement and dissemination of new construction techniques

Adel Rayol de Oliveira Silva, Janaína Santos Saldanha Marques, Clenes Gomes dos Santos Júnior, Marcelo Resende da Silva, Stella Lana de Souza

Abstract


O presente estudo apresenta uma proposta de implantação de empresa júnior a ser alocada no Instituto Federal de Rondônia campus Porto Velho Calama, que além de operar no fornecimento de cursos práticos de capacitação na fabricação de elementos pré-moldados, também atuará nas áreas de projetos, consultorias e assessorias dos mesmos, tendo como principal objetivo analisar a importância que uma empresa com tal caráter poderá exercer nas áreas acadêmica, profissional e social dos envolvidos. Para tal análise, utilizou-se inicialmente como metodologia a pesquisa bibliográfica para obtenção de conceitos essenciais para compreensão do assunto. Posteriormente, prosseguiu-se com a pesquisa de campo por meio da aplicação de questionários para acadêmicos das turmas de engenharia civil da instituição. Após verificação e análise do questionário, constatou-se que a proposta apresentada possui significativa aceitação por parte dos mesmos, que se demonstraram interessados em contribuir para o desenvolvimento da empresa júnior, contribuindo para o  seu aprimoramento técnico e científico.

 

 


Keywords


Empresa Júnior. Capacitação. Pré-moldado. Inovação

References


EL DEBS, M. K. Concreto pré-moldado: Fundamentos e aplicações. São Carlos: EESC-USP, 2000.

CAMPOS, P. F.; LARA, A. H. Sistemas Construtivos Alternativos Para Habitações Populares. Disponível em: Acesso em: 09 mai. 2019.

THOMAZ, E. Tecnologia, Gerenciamento E Qualidade Na Construção. São Paulo: Editora PINI, 1ª Edição, 2ª Tiragem, 2002.

SILVA, J.G.R; SC. A.R.A.D. A empresa Junior e sua contribuição para a formação do administrador. In: Disponível em:< https://www.aedb.br/seget/arquivos/artigos15/942288.pdf > Acesso em: 09 mai. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-053