Análise dos parâmetros de dimensionamento adotados em uma estação de tratamento de esgotos da região metropolitana de Belo Horizonte: um estudo de caso / Analysis of sizing parameters adopted in a sewage treatment plant in the metropolitan region of Belo Horizonte: a case study

Amaury de Almeida Cruz Junior, Edmilson Maciel da Cunha Junior, Emanuel Tarcísio da Silva, Felipe Daniel Carvalho Silva, Fernanda Juliana Vieira Nobre, Nilson Oliveira Gonçalves, Layla Carolina Silva Ferreira, Bruno Christiano Silva Ferreira

Abstract


O trabalho apresenta um estudo acerca do dimensionamento hidráulico de um sistema de esgotamento sanitário. Além disso, apresenta um estudo de caso sobre uma estação de tratamento de esgotos (ETE) localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, Minas Gerais, que foi executado com aplicação de metodologias e parâmetros observados em normas e pela bibliografia pertinente. Este estudo encontra importância na apresentação de dados calculados especificamente para a localidade, que foram analisados comparativamente aos dados adotados no projeto em estudo.

 


Keywords


Coeficientes. Dimensionamento Hidráulico. Efluentes Sanitários

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9.648. Estudo e concepção do sistema para esgoto sanitário. Rio de Janeiro: ABNT, 1986.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9.649. Projeto de redes coletoras de esgoto sanitário. Rio de Janeiro: ABNT, 1986.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICA. NBR 12.209. Projeto de estações de tratamento de esgoto sanitário. 2ª ed. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.

COPASA. Processos de tratamento. Belo Horizonte. Disponível em: . Acesso em: 20 out. 2017.

MARCOS VON SPERLING. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 3ª ed. Belo Horizonte. Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental; Universidade Federal de Minas Gerais, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-061