A comercialização da agricultura familiar para o pnae no território rural do alto Paraguai-MT / Advances and agriculture commercialization challenges of family in rural territory of the alto Paraguai-MT

Aparecida de Fátima Alves de Lima, Cleci Grzebieluckas, Taysa Campos Fontoura, Paulo Roberto Pimenta

Abstract


O governo estabelece que pelo menos um terço das aquisições para merenda escolar deve ser da agricultura familiar. Diversos são os desafios para garantir o acesso dos agricultores nas compras públicas. Este artigo analisa a relação da agricultura familiar com o mercado institucional de alimentos no Território Rural do Alto Paraguai, região Centro-Oeste do Mato Grosso. Os dados foram coletados a partir do projeto de pesquisa e extensão sobre a inclusão produtiva no meio rural. A metodologia aplicada foi a pesquisa qualitativa, descritiva de caráter exploratório, revisão de literatura e análise de dados secundários. Os resultados indicam a baixa oferta de alimentos diante do potencial produtivo da agricultura familiar local e regional e desarticulação dos agricultores. Inexiste sistemática de acompanhamento no sentido de definir e estabelecer controles eficientes sobre as compras da agricultura familiar pelo PNAE, a fim de assegurar que os resultados da política pública sejam alcançados.


Keywords


Agricultura, Familiar, Segurança, Alimentar, Comercialização.

References


ABRAMOVAY, R. O capital social dos territórios: repensando o desenvolvimento rural. Economia Aplicada, Porto Alegre, v. 4, n. 2, p. 379-397, abr./jun. 2000.

BATALHA, Mário Otávio. (Orgs.). Gestão Agroindustrial. – 2. Ed. – São Paulo: Atlas, 2001.

BAVARESCO, P. A.; MAURO, F. Agricultura familiar brasileira no Programa Nacional de Alimentação Escolar: garantia de mercado aos agricultores e de segurança alimentar e nutricional aos alunos da rede pública de ensino, 2012, Santiago, Chile. Disponível em: http://www.rlc.fao.org/fileadmin/templates/fondobrasil/documentos/Foro_expertos/Articulos/Artigo_Pedro_Bavaresco.pdf. Acesso em: março 2016

CONCEIÇÃO, Susianne. Gomes, FRAXE, Therezinha. Jesus. e SCHOR, Tatiana. AGRICULTURA FAMILIAR E CAPITALISMO: DESAFIOS PARA A CONTINUIDADE DA CATEGORIA NA AMAZÔNIA. XIX Encontro Nacional De Geografia Agrária, São Paulo, 2009, pp. 1-16

DENARDI, Reni. Agricultura Familiar e Políticas Públicas: alguns dilemas e desafios para o desenvolvimento rural sustentável. Disponível em: http://www.emater.tche.br/docs/agroeco/revista/ano2_n3/revista_agroecologia_ano2_num3_parte12_artigo.pdf. Acesso em 03 de Maio de 2013.

FABRICIO, Luís F. R.; TÔRRES, Jorge E. H. Mercado institucional e a experiência da associação de produtores coloniais do município de Hulha Negra. In: Curso de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural: Agricultura Familiar e Mercados. Porto Alegre: EMATER-RS, 2000. 11 p.

FAVARETO, Arilson et. al. Políticas de desenvolvimento territorial rural no Brasil: avanços e desafios. Brasília: IICA, 2010. (Série Desenvolvimento Rural Sustentável; v.12). 220p.

FNDE- Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação. Alimentação Escolar. Disponível em: www.fnde.gov.br

IBGE. Censo Agropecuário 2006. Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: www.ibge.gov.br Acesso em: 10 out. 2015.

MDA. Ministério do Desenvolvimento Agrário. Disponível em: . Acesso em: 05/11/2015

MENDES, Judas Tadeu Grassi; JUNIOR, João Batista Padilha. Agronegócio: uma abordagem econômica. - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007

VOGT, S. P. C.; SOUZA, R.S. Mercados Institucionais Locais como instrumento de fortalecimento da agricultura familiar: uma análise do Programa de Aquisição de Alimentos na Região Celeiro – UFSM, SANTA MARIA - RS - BRASIL. 2009.

WILKINSON, J. Mercados, redes e valores. Porto Alegre: UFRGS, 2008.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-236

Refbacks

  • There are currently no refbacks.