Contribuições de Paulo Freire para a emancipação e alfabetização de jovens e adultos no programa Brasil alfabetizado / Paulo Freire's contributions to the emancipation and literacy of young people and adults in the Brazilian literacy program

Rosilene da Costa Bezerra Ramos, Charles Lamartine de Sousa Freitas, Aline Sonally Paulino Carlos Dantas

Abstract


Este artigo[1] discorre acerca da experiência de alfabetização de adultos vivenciada no Programa Brasil Alfabetizado no município Baraúna RN. Justifica-se pelo fato da aquisição da leitura e da escrita se apresentar como importante instrumento de empoderamento e de transformação da realidade social dos indivíduos. Trata de uma investigação na qual apresentaremos as contribuições de Paulo Freire no processo de alfabetização inicial dos educandos participantes do referido programa e uma análise a respeito das experiências culturais, sociais e pessoais proporcionadas a esses sujeitos a partir da aquisição do processo inicial de alfabetização. Processo este na perspectiva freireana, defendido como um ato político. A pesquisa de cunho qualitativo do ponto de vista teórico metodológico alicerça-se nos ensinamentos do educador Paulo Freire. Recorremos à observação participante e ouvimos 07 alfabetizandos de turmas da zona urbana do município de Baraúna/RN, do Programa Brasil Alfabetizado/ etapa 2013. Os resultados sugerem a necessidade de superar a distância entre o proposto nos documentos que norteiam os programas de alfabetização, neste caso o Programa Brasil Alfabetizado e as práticas de alfabetização vivenciadas pelos educandos nas salas de aula, visto que a incorporação da alfabetização dialógica permitiu a emancipação do sujeito pelo uso da palavra e ampliação do seu potencial humano e de suas experiências.


[1] Artigo apresentado no XV ECHE – Encontro Cearense de História da Educação V ENHIME – Encontro Nacional do Núcleo de História e Memória da Educação IV SINECGEO – Simpósio Nacional de Culturais e Geoeducacionais, no ano de 2016.


Keywords


Paulo Freire. Alfabetização Emancipatória. Programa Brasil Alfabetizado.

References


BRASIL, Ministério da Educação. SECAD. Documento Princípios, Diretrizes, Estratégias e Ações de Apoio ao Programa Brasil Alfabetizado: Elementos para a Formação de Coordenadores de Turmas e de Alfabetizadores. Brasília, 2011.

CADERNOS DE EJA. Brasília: MEC, 2006.

FONSECA, M. C. F. R; GOMES, M. L. M; LOPES, M. P; Parâmetros para avaliação de habilidades matemáticas dos alunos em iniciativas de alfabetização de jovens e adultos. In: 300 Revista Eletrônica Iberoamericana sobre calidad, eficacia y cambio em educação. Volume 5, Número 2e. 2007. http://www.rinace.net/reiceaport.htm Acesso em: 06 ago. 2008.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

______, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação, uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.

______, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa, Paz e Terra, São Paulo, 2011.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-238

Refbacks

  • There are currently no refbacks.