Manutenção corretiva e preventiva em edifícios históricos: estudo de caso no centro histórico de São Luís/MA / Corrective and preventive maintenance in historic buildings: a case study in the historic center of São Luís/MA

Authors

  • Nayolle Coelho Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Albino Paiva Nepomuceno Júnior
  • Matheus Sousa Gerude
  • Daniel Rocha Pereira
  • Itapotiara do Carmo Corrêa Vilas Bôas
  • Danúbio Costa Lagoa
  • Osman José de Aguiar Gerude Neto
  • Glauber Túlio Fonseca Coelho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-249

Keywords:

Centro Histórico de São Luís/MA. patrimônio histórico. manutenção predial. manifestações patológicas.

Abstract

Essa pesquisa apresenta um levantamento e identificação de ocorrências de manifestações patológicas, entre outros problemas, que ocorrem no prédio da Secretaria de Cultura do Estado do Maranhão, imóvel integrante do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Cidade de São Luís do Maranhão localizado no Centro Histórico de São Luís, mostrando como deve ser realizada a manutenção corretiva e preventiva do prédio objeto de estudo. O objetivo foi apontar as principais manifestações patológicas ocorridas no prédio sugerindo possíveis soluções para realização de manutenção corretiva e preventiva, visando a segurança dos seus frequentadores bem como da área no entorno da edificação. O estudo foi realizado através de pesquisa bibliográfica, registros fotográficos e elaboração de planilhas e gráficos para coletar dados e ilustrar a situação real e atual do prédio. Os resultados evidenciaram que na maioria das salas é possível identificar manifestações patológicas provenientes da falta de manutenção no prédio, entre outros problemas. Um levantamento, conforme foi realizado nessa pesquisa, possibilita a visualização e a identificação dos principais setores nos quais ocorrem manifestações patológicas, facilitando assim o mapeamento para manutenção preventiva e corretiva no local. A edificação necessita de manutenções corretivas para que não haja uma perda considerável de uma importante parte da história da cidade, bem como de um dos principais pontos turísticos e atrativos que é conjunto de edificações que compõem o Patrimônio Histórico e Artístico da cidade de São Luís.

References

ANDRÉS, Luiz Phelipe de C. Castro (Coord.). Centro histórico de São Luís – Maranhão: patrimônio mundial. São Paulo: Audichromo, 1998.

IPHAN. Centro Histórico de São Luís: Patrimônio Mundial. Organização de textos Kátia Santos Bogea; Stella Regina Soares de Brito; Raphael Gama Pestana; São Luís, 2007.

Published

2021-04-09

How to Cite

Silva, N. C., Júnior, A. P. N., Gerude, M. S., Pereira, D. R., Bôas, I. do C. C. V., Lagoa, D. C., Neto, O. J. de A. G., & Coelho, G. T. F. (2021). Manutenção corretiva e preventiva em edifícios históricos: estudo de caso no centro histórico de São Luís/MA / Corrective and preventive maintenance in historic buildings: a case study in the historic center of São Luís/MA. Brazilian Journal of Development, 7(4), 36951–36967. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-249

Issue

Section

Original Papers