Personificação da figura do palhaço para a promoção da saúde humanizada no projeto doutores da gargalhada / Customizing the clown figure for the promotion of humanized health in the project doutores da gargalhada

Bráulio Brandão Rodrigues, Guthieres Mendonça Schmitt, Andressa Meline Cozer, Dâmaris Hanna Venâncio Feitosa, Emílio Kenji Perego Neto, Isabela de Moura Rosa, Luísa Castilho Amâncio, Luciana Caetano Fernandes

Abstract


Devido à carência da humanização no processo de saúde e doença e a importância do tema, foi fundado em 2015, por acadêmicos de medicina do Centro Universitário de Anápolis – UniEvangélica, o projeto Doutores da Gargalhada, destacando a figura do palhaço como fator fundamental no elo entre saúde e humanização.  O projeto tem por objetivo evidenciar a importância da atividade lúdica, através da arte de palhaçadas, cantigas e teatro, como cofator na promoção de saúde, na medida em que se demonstraram como forma de melhorar a afetividade, sensibilidade, escuta e diálogo dos pacientes. É aplicado nos Três seguintes cenários: O Hospital Santa Casa de Misericórdia, Abrigo de idoso Jesus Cristo é o senhor e o Orfanato Instituto Pequeno Abandonado Luz de Jesus, sendo que as duas instituições se encontram na cidade de Anápolis, Goiás. Os Doutores da Gargalhada utilizam de abordagens lúdicas que visam minimizar e atenuar os impactos causados na hospitalização, contribuindo para o tratamento humanizado, em que o conforto e sorriso gerado servem como um cofator auxiliador para o tratamento desses pacientes.

 

 


Keywords


Humanização. Risoterapia. Promoção da Saúde. Palhaço.

References


CAIRES, Susana et al. Palhaços de hospital como estratégia de amenização da experiência de hospitalização infantil. Psico-USF, v. 19, n. 3*, p. 377-386, 2014.

MATRACA, Marcus Vinicius Campos; WIMMER, Gert; DE ARAÚJO-JORGE, Tania Cremonini. Dialogia do riso: um novo conceito que introduz alegria para a promoção da saúde apoiando-se no diálogo, no riso, na alegria e na arte da palhaçaria. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 10, 2011.

GARCIA, Maria Alice Amorim; FERREIRA, Fernanda Proa; FERRONATO, Fernanda Avenoso. Experiências de humanização por estudantes de medicina. Trab. educ. saúde, Rio de Janeiro, v. 10, n. 1, p. 87-106, June 2012.

TAKAHAGUI, Flavio Mitio et. al. MadAlegria - Estudantes de medicina atuando como doutores-palhaços: estratégia útil para humanização do ensino médico? Rev. bras. educ. med., Rio de Janeiro, v. 38, n. 1, p. 120-126, Mar. 2014.

MOTA, Gabriela Maia et al. A percepção dos estudantes de graduação sobre a atuação do “Doutor Palhaço” em um Hospital Universitário. Revista Brasileira em Promoção da Saúde, v. 25, n. 2 Sup, p. 25-32, 2012.

MOURA, Camila Liviero; SEI, Maíra Bonafé. PALHAÇOTERAPIA: RELATO DO USO COMO FERRAMENTA PARA AMENIZAÇÃO DA HOSPITALIZAÇÃO PROLONGADA. Encontro Nacional de Saúde, Cultura e Arte-MCA, v. 8, n. 1, 2017.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-078