Projeto de extensão com crianças e adolescentes em tratamento de câncer em tempo de pandemia / Extension project with children and adolescents in cancer treatment in time of pandemic

Joelma Fátima Castro, Ercília Maria Angeli Teixeira de Paula

Abstract


Este trabalho é resultado das intervenções do projeto de Extensão “Arte Brincadeiras e literatura para a promoção da Educação social em saúde” do Programa Multidisciplinar de estudos, Pesquisa e Defesa da Criança e Adolescente (PCA) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) no Paraná, Brasil. O principal objetivo do projeto é refletir e dialogar sobre os direitos, as especificidades e a realidade das crianças e adolescentes que se encontram em tratamento de saúde, juntamente com seus familiares. Os objetivos também estão voltados para a promoção de atividades lúdicas, culturais e educacionais com eles (as). O projeto tem como fundamento metodológico e teórico a perspectiva da Sociologia da infância e da Educação Social e busca ouvir e compreender as alegrias, os desejos, as inquietações das crianças e dos adolescentes, procurando soluções de forma coletiva para os problemas. O projeto realiza atividades de forma lúdica por meio de rodas de conversas, contação de história, brincadeiras e trabalhos com arte e música. Como resultados, ficam evidentes que as ações do projeto têm promovido relações entre as crianças e seus familiares e colaboram para o desenvolvimento social, cognitivo e pedagógico das crianças e adolescentes em tratamento de saúde e simultaneamente garantem o direito do brincar que está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente. O projeto também contribui para a formação inicial dos estudantes de Pedagogia e licenciaturas para terem contato para a educação além dos muros da escola

Keywords


Criança. Adolescente. Brincadeira. Direito.

References


BAULI, Regis Ala; MÜLLER, Verônica Regina. Educador Social no Brasil: Normatização e profissionalização. Ed. Livrologia, 2020. Disponível em: < https://www.aesmar.org.br/livro>. Acesso: em 16 de set. 2020.

BONETTI, Salete Terezinha. A Interferência da Família na Aprendizagem Matemática das Crianças. O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense, 2007. Curitiba: SEED/PR, 2007. V. 1. (Cadernos PDE). Disponível em: . Acesso: em 15 de set. 2020

BRASIL. Lei federal n° 8069, de 13 de julho de 1990.Dispõe sobre o Estatuto da criança e do adolescente dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília- DF, 16 jul. 1990.

BRASI. Lei de Diretrizes e bases da educação Nacional —Lei n°9.394/96. Brasília: MEC, 1996.

BRSAIL. Constituição Federativa do brasil de 1988. São Paulo: Ed. Revista dos Tribunais, 1989.

BRASIL. Lei 11.104, de 21 de março de 2005. Dispõe sobre a obrigatoriedade de instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, 21/03/2005.

BRASIL. Lei n° 13.716, de 24 de setembro de 2018. Brasília, 2018. Disponível em: . Acesso em 15 set. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretária da Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para educação infantil: conhecimento do mundo. Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.

GOHN, Maria da Glória. Educação não formal, aprendizagens e saberes em processos participativos. Investigar em Educação-IIª Série, n. 1, 2014. Disponível em: . Acesso em: 17 set. 2020.

LOPES, Bruna Alves; PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de. O significado das festas em uma brinquedoteca hospitalar: promoção da saúde, da cultura e da vivência da infância para crianças enfermas. Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalarvol.15 no.1, Rio de Janeiro - Jan/jun. - 2012

PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de; DAVINA, Lilian Cristiane Garcia Cardulo Tait. Literatura infantil para crianças enfermas: Contribuições na formação de professores. Nuances: estudos sobre Educação, Presidente Prudente-SP, v. 29, n.3, p.95-107, Set./Dez., 2018.

PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de: Pedagogia Hospitalar na Pedagogia Social: Reflexões Teóricas. Anais do Congresso Internacional de Pedagogia Social, Universidade de São Paulo, USP, p. 1-15. Disponível em : . Acesso em 10 de set. 2020.

PAULA, Ercília Maria Angeli Teixeira de; MACHADO, Èrico Ribas. Educação popular, educação não formal, educação social e Pedagogia Social: mapeamento de conceitos e grupos de estudos no Brasil. In: Educação e processos não escolares. Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de; CALEGARI-FALCO, Aparecida Meire (Org..). Maringá: Eduem, 2012, p. 17-34.

PAULA, Ercília Angeli Teixeira de: Identidades profissionais e cenários educativos de professores e educadores em diferentes contextos. In: Educação e processos não escolares. Paula, Ercília Maria Angeli Teixeira de; CALEGARI-FALCO, Aparecida Meire (Org.). Maringá: Eduem, 2012, p. 49-64.

PAULA, Ercília Angeli Teixeira de: Pedagogia Social e Educação Social: análises das convergências e divergências teóricas dessas áreas. Ensino e Pesquisa, v. 15, n°2 (2017), 8-29, suplemento.

PAULA, Ercília Angeli Teixeira de; SILVA, Monique de Oliveira da; SILVA, Lucas Tagliari da; SANTOS, Marcos Antonio dos: As concepções de acadêmicos sobre práticas lúdicas em um projeto de extensão em hemocentro. Revista Conexão UEPG. Ponta Grossa, v. 12 n°3-set/dez. 2016.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-337

Refbacks

  • There are currently no refbacks.