A experiência da monitoria na disciplina “psicodiagnóstico ii” do curso de psicologia / The experience of monitoring in the "psychodiagnostic ii" subject of the psychology course

Authors

  • Elcimar do Amaral Bosco Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Luciano Barbosa de Queiroz
  • Geyssy Yorrana Canedo
  • Sandra de Fátima Barboza Ferreira
  • Ariane Cristina Ramello de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-345

Keywords:

Avaliação Psicológica, Psicodiagnóstico, Ensino, Aprendizagem.

Abstract

Este trabalho constitui o relato de experiência das atividades de monitoria acadêmica realizadas na disciplina de “Psicodiagnóstico II” do curso de Psicologia. O objetivo da disciplina é promover uma experiência de atendimento em avaliação psicológica de crianças e adolescentes com idade entre os 6 e 16 anos. A disciplina integra conhecimentos relacionados à psicologia do desenvolvimento, psicopatologia, bem como instrumentação psicológica abrangente; inclui técnicas de observação, entrevista, testagem, escuta psicológica e ludodiagnóstico; além da produção de um documento derivado do processo interventivo. A monitoria nesta disciplina tem por objetivos: auxiliar alunos com dificuldades de aprendizagem; consolidar os conhecimentos teóricos e práticos de avaliação psicológica; e preparar o monitor para atividade de docência. Esse relato de experiência destaca a importância da monitoria acadêmica no processo ensino-aprendizagem de Psicodiagnóstico, além de sua relevância para a melhoria da formação acadêmica dos alunos envolvidos.

 

 

References

AFFONSO, R. M. L. Ludodiagnóstico. Investigação Clínica através do brinquedo. Porto Alegre: Artmed, 2012.

BAPTISTA, M. N. et al. (org.). Compêndio de avaliação psicológica. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2019.

BECKER, E. ; DONATELLI, M.F.; e SANTIAGO, M.D. Metáfora e devolução: o livro de história no processo de psicodiagnóstico interventivo. In: ANCONA-LOPEZ, S. (Org.). Psicodiagnóstico Interventivo. Evolução de uma prática. São Paulo: Cortez, 2013.

BRASIL. Universidade Federal de Goiás. Resolução CEPEC 1190/2013. Programa de Monitoria. Goiânia, 3 de Maio de 2013. Disponível em: <http://www.monitoria.prograd.ufg.br/pages/50614-programa-de-monitoria>. Acesso em: 30 agosto de 2016.

_______. Lei nº 9.394. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Brasília, Presidência da República, 1996.

CUNHA, Jurema Alcides. Psicodiagnóstico V. Porto Alegre: Artes Médicas: 2000.

GOIÂNIA. Programa da disciplina Psicodiagnóstico II, da Universidade Federal de Goiás, oferecido no primeiro semestre do ano de 2016.

________. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Psicologia - Modalidades: Específico da profissão - Psicólogo e Formação do professor em Psicologia, da Universidade Federal de Goiás. 2007. Disponível em: https://psicologia.fe.ufg.br/p/9814-apresentacao . Acesso em: 30 de agosto de 2016.

________. Resolução CEPEC nº 1190. Cria o Programa de Monitoria da UFG, fixa os objetivos e estabelece as estruturas de funcionamento da Monitoria da UFG, e revoga a Resolução CEPEC nº 242/85. Goiânia, CEPEC, 2013.

HUTZ, C. S.; BANDEIRA, D. R. TRENTINI, C. M. Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016.

OCAMPO, M. L. O processo psicodiagnóstico e as técnicas projetivas. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

RIGONI, Maisa S.; SÁ, Samantha Duburgas. O processo psicodiagnóstico. In: HUTZ, C. S. et al. (org.). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016, p. 47-60.

SEGABINAZI, Joice Dickel. Integração dos dados coletados e o diagnóstico psicológico. In: HUTZ, C. S. et al. (org.). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016, p. 264-285.

YATES, Denise Balem. Técnicas e modalidades de supervisão em psicodiagnóstico. In: HUTZ, C. S. et al. (org.). Psicodiagnóstico. Porto Alegre: Artmed, 2016, p. 349-368.

Published

2021-04-13

How to Cite

Bosco, E. do A., de Queiroz, L. B., Canedo, G. Y., Ferreira, S. de F. B., & de Carvalho, A. C. R. (2021). A experiência da monitoria na disciplina “psicodiagnóstico ii” do curso de psicologia / The experience of monitoring in the "psychodiagnostic ii" subject of the psychology course. Brazilian Journal of Development, 7(4), 38369–38376. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-345

Issue

Section

Original Papers