Uma questão de gênero: “o vestuário da mulher negra brasileira no século XIX na Bahia/ A gender question: "the clothing of black brazilian women in the nineteenth century in Bahia

Ronaldo Salvador Vasques, Emanuelle Corrêa Morais, Fabrício de Souza Fortunato, Márcia Regina Paiva de Brito

Abstract


Esta comunicação tem como objetivo analisar 3 roupas de mulheres negras do século XIX que residiam na Bahia, a fim de impulsionar a produção de trabalhos acadêmicos que valorizam a história da mulher negra e as narrativas do vestuário que a envolve. A metodologia utilizada constituiu-se na análise de 3 imagens capturadas na Fundação Instituto Feminino da Bahia – Museu do Traje e do Têxtil, em exposição de trajes de crioulas que trabalharam para senhoras na Bahia. Consideramos nestas imagens o vestuário como elemento central provedor de conteúdo para realizarmos esta pesquisa, dessa maneira observamos a estrutura das peças, caimento dos tecidos, superfícies têxteis, cores, matéria prima em que foram confeccionados e o modo como estavam colocadas sobre o corpo. As autoras utilizadas como referencial são, Ana Lucia Uchoa Peixoto, Mary Del Priori e Gilda de Mello e Souza. O resultado parcialmente alcançado demonstra as semelhanças frequentes entre as 3 roupas, o que nos possibilita afirmar ser um traje característico do século XIX na Bahia, além da evidência dos tecidos e tipos de superfícies têxtil que compõe a roupa salientar a posição social destas mulheres em uma classe subalterna. Construindo subsídio preliminar para dar início a uma pesquisa científica no curso de moda da UEM. 


Keywords


Mulher negra, Vestuário, Moda, Gênero.

References


BERNARDO, F. C; VASQUES, R.S. Alinhavando a história: A indumentária da corte de D. João VI no Brasil. 15º Colóquio de moda, 12º Edição Internacional, 6º Congresso de Iniciação Cientifico em Design e Moda. Unisinos – Porto Alegre, setembro, 2019.

CARDIM, V.C. A moda em Portugal – 1807 a 1914. Lisboa – Portugal Edições Lade – Lisboa, 2001.

CIDREIRA, R. P. et al. As vestes da Boa Morte. 1. Cruz das Almas: Editora UFRB, 2015. BELMIRO, D. M. M. et al.

CRANE, Diana. A moda e seu papel social: classe, gênero e identidade das roupas. São Paulo: Senac, 2006.

CUNHA, F.L.F; VASQUES R, S. Como é identificado os têxteis em museus do século XIX? – um recorte no Museu Alberto Sampaio. III Congresso de Museologia. Maringá – Paraná, 2016.

DAVIS, Angela. Mulheres, raça e classe. 1. São Paulo: Boitempo, 2016.

FORTUNATO, F. S. VASQUES, R.S. Análise e identificação dos têxteis do século XIX no Museu Alberto Sampaio, traje jaqueta de senhora com vidrilhos, pertencente ao Grupo Folclórico da Corredoura. Revista Eletrônica Ventilando Acervos / Museu Victor Meirelles/Ibram/MinC – v. 6, n. 1 (dez. 2018) – Florianópolis: MVM, 2018.

LAVER, J. A roupa e moda: uma história concisa. Companhias das Letras, São Paulo, 1997.

PINTO, V.C. Museu Nacional do Traje ? Parque Botânico do Monteiro- Mor. Lisboa Portugal, 2011.

PRIORI, Mery del. (Org) História das mulheres do Brasil. 2. São Paulo: Contexto, 1997.

SOUZA, Gilda de Mello e. O espírito das roupas: a moda no século dezenove.1. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

PELEGRINI, C.A; VASQUES, R.S. O produto têxtil: moda e história na década de 1960. 7º Colóquio de Moda, Unicesumar – Maringá/Paraná, 2011.

PEIXOTO, A. L. U.; ALVES, M.; SOUZA, M. J. A. Museu do traje e do têxtil: fundação instituto feminino da Bahia.1. Salvador: Museu do Traje e do Têxtil, 2003.

VASQUES, R. S. Fronteiras, cultura street e moda brasileira nos anos 1960 e 1970: uma discussão prévia. IV Congresso Internacional de História. DOI: 10.4025/4cih.pphuem.690. Maringá- Paraná, 2009.

VASQUES, Ronaldo Salvador. Identificação e análise do vestuário/têxteis presente em museus do traje e moda do século XIX. Tese de Doutoramento Engenharia Têxtil. Universidade do Minho Escola de Engenharia- Guimarães-Portugal, janeiro de 2018.

VASQUES, R.S. Identificação e análise de têxteis/vestuários do século XIX (Recorte Camisa de Senhora- Museu Alberto Sampaio). Seminário Nacional de Pesquisa e Extensão em Moda (SNPEN), Universidade do Estado de Santa Catarina -UDESC, Florianópolis -SC, 2017.

XIMENES, Maria Alice. Moda e arte na reinvenção do corpo feminino do século XIX. 2. São Paulo: Estação das Letras e Cores; Rio de Janeiro: Editora Senac Rio, 2011.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-342

Refbacks

  • There are currently no refbacks.