Subsídios para uma reflexão crítica sobre a formação de professores de artes no Brasil / Means for a critical reflection about the formation of art teachers in Brazil

Maira Teresa Gonçalves Rocha, Walter Rodrigues Marques

Abstract


Estudo sobre a arte na educação brasileira. Aborda aspectos de diversos movimentos culturais que influenciaram o Ensino de Arte no Brasil. Destaca as concepções de Ana Mae Barbosa (2005), Ferraz e Fuzari (1993), entre outros autores que demonstram o quanto o sistema educacional ma.brdo Brasil é determinado por modelos educacionais estrangeiros, baseado em interesses econômicos e políticos alheios ao nosso mundo, aos nossos anseios e às nossas necessidades. Ressalta a importância de uma reflexão crítica sobre as mudanças no campo da arte e do planejamento de ações pedagógicas para uma educação que se pretende transformadora.


Keywords


Arte, Educação, Reflexão.

References


BARBOSA, Ana Mae. Recorte e colagem: influências de John Dewey no ensino da arte no Brasil. São Paulo: Cortez, 1982.

______ John Dewey e o ensino de Arte no Brasil. 5ed. São Paulo: Cortez, 2002.

______ Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2006.

BARROS, João de Deus Vieira. Arte, Imaginário e formação profissional. In: SOUSA, Antônio Paulino de (Org.) A formação do professor na sociedade informacional. São Luís: EDUFMA, 2004.

BELEZA, Newton. Subsídios para julgamento de uma obra de arte. Rio de Janeiro: EMEBÉ Editora Ltda, 1978.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CALHEIROS. In: Feio e modernidade em Portugal. Disponível em: http://google.com.br>. Acesso em: 18 set. 2007.

CANCLINI, Nestor Garcia. Leitores, espectadores e internautas. São Paulo: Iluminuras, 2008.

CANTON, K, KATZ. Sobre arte contemporânea. Disponível em: http://google.com.br>. Acesso em: jun. 2007.

CARVALHO, Raimunda Nonata Sena. Docência superior: o processo de formação do professor da educação básica no Curso de Educação Artística (UFMA). Trabalho de conclusão de Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior – Universidade Federal do Maranhão, 2003), São Luís, 2003.

CAVALCANTI, Carlos. História das artes. Rio de Janeiro: Civilização brasileira. 1988.

COSTA, Francisca da Silva. “História da arte contemporânea”. Disponível em: www.uema.br/revista_enfoco/anaisfrancisca.htm. Acesso em: 19 set. 2007.

DEWEY, John. Vida e educação. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1978.

DOMINGUES, Diana (Org.). A arte no século XXI: a humanização das tecnologias. São Paulo: UNESP, 2003 a.

______ A humanização das tecnologias pela arte. In: Artigos... 2003 b. Disponível em: http://google.com.br>. Acesso em: 15 set. 2007.

DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. 2ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

______ A imaginação simbólica. São Paulo: Cultrix, 1998 a.

______ O imaginário: ensaio acerca das ciências e da filosofia das imagens. Rio de Janeiro: DIFEL, 1998 b.

FERRAZ, Maria Heloisa Correia de Toledo; FUSARI, Maria F. de Resende e. Metodologia do ensino de arte. São Paulo: Cortez, 1993.

______ Arte na educação escolar. São Paulo: Cortez, 1993.

FERRAZ, Maria Heloisa Correia de Toledo; SIQUEIRA, Idméia Semegheni Próspero Machado de. Arte-educação. São Paulo: Loyola, 1987.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da língua portuguesa. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993.

GARDNER, James. Cultura ou lixo? uma visão provocativa da arte contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996.

GOMBRICH, Ernst Hans. A história da arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1989.

lGRAÇA, Marcio. Metodologia & ensino: religar e projetar. São Paulo: Madras, 2002.

MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais (I e II ciclos). Brasília: Secretaria de Ensino Fundamental, 1997.

______ (III e IV ciclos). Brasília: Secretaria de Ensino Fundamental, 1998.

______ Arte Brasília: Secretaria de Ensino Fundamental, 1997.

OLIVEIRA, Clenir Bellezi de. Literatura: sem segredos – Parnasianismo. São Paulo 2007. v.7

OSTETTO, L. E. ; LEITE, M. I. Arte, infância e formação de professores: autoria e transgressão. Campinas-SP:Papirus, 2008.

OSTROWER, Fayga. Acasos e criação artística. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

______ Universo da arte. 9. ed. Rio de Janeiro: Campos, 1996.

PENA, Maura. É este o ensino de arte que queremos? João Pessoa: UFPb, 2001.

PILLAR, Alice Dutra (Org.). A educação do olhar no ensino das artes. 2. ed. Porto Alegre: Mediação, 1999.

ROCHA, Maira Teresa Gonçalves. Compreensão estética de um acervo: estágios de desenvolvimento estético dos frequentadores do Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho. Trabalho de conclusão de curso de graduação em São Luís, 2004 – Universidade Federal do Maranhão.

______ Arte no sistema educacional brasileiro. In: Encontro de Educadores do Maranhão, 3. , 2008, Colóquio Internacional de Educação, 1, Seminário Arte e Imaginário na Educação, 2, 2008, Anais. São Luís, 2008

WANCKE, Carsten-Peter. Picasso. 1998. Páginas 147,149




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-387

Refbacks

  • There are currently no refbacks.