Projeto patrimônio digital: desenvolvendo tecnologias, metodologias e jogos educativos para o museu Dom Diogo De Souza / Digital heritage project: develop technologies, methodologies and educational games for the Dom Diogo De Souza museum

Clarisse Ismério, Fábio Paz

Abstract


O Projeto Patrimônio Digital tem como objetivo desenvolver tecnologias e metodologias para digitalização do patrimônio (material e imaterial) nos espaços de memória da cidade de Bagé/RS, é mantido e executado por uma equipe composta por docentes e discentes dos cursos de História e Sistemas de Informação da URCAMP. O projeto está sendo desenvolvido primeiramente no Museu Dom Diogo de Souza, um dos três museus que estão sob a curadoria do Centro Universitário da Região da Campanha (URCAMP) e foi fundado em 20 de setembro de 1956, tendo como seu idealizador Tarcísio Taborda. Nele existe uma imensa riqueza de fontes guardadas nos acervos museológicos e por isso devem estar à disposição para pesquisas, produção do conhecimento e ao acesso a toda a comunidade. Atualmente estão em fase de implantação o Sistema Gestor de Acervo Museológico e o Totem Digital. O Sistema Gestor de Acervos beneficia a rotina administrativa do Museu D. Diogo de Souza e auxilia na preservação e acessibilidade do patrimônio museológico, perpetuando seus dados em ambientes digitais, assegurando sua guarda em servidores, facilitando assim a disponibilidade dos dados para pesquisas científicas. O Totem Digital, exerce funções de um guia digital, pois estabelece um processo de mediação entre o visitante e as coleções do museu. Ao manuseá-lo o visitador acessa diretamente o histórico, detalhes e curiosidades de cada objeto do acervo. Nesse Totem estão disponíveis três jogos educativos, são eles: memória, forca e um Quiz. Estes permitem que os visitantes do museu se apropriem dos conhecimentos de forma lúdica e criativa. O Projeto Patrimônio Digital constitui-se como um espaço de produção e exercício do conhecimento, pois possibilita que os alunos do Curso de Sistemas de Informação e de História exercitem e ponham em prática os conhecimentos teóricos adquiridos e sejam protagonistas na produção de inovações tecnológicas.

 


Keywords


Patrimônio; Digital; Metodologias; Totem Digital; Sistema Gestor.

References


CARLAN, Cláudio Umpierre. Os Museus e o Patrimônio Histórico: uma relação complexa. HISTÓRIA, 82 São Paulo, vol.27, n.2, 2008. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s0101-90742008000200005&lng=en&nrm=iso Acesso em 30 nov 2014.

FAGUNDES, Elisabeth Macedo de. Inventário Cultural de Bagé. Um passeio pela história. 2ª ed., Porto Alegre: Praça da matriz/Evangraf, 2012.

FALKEMBACH, Gisele. O Lúdico e os Jogos Educacionais. Disponível em:

http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo13/etapa1/leituras/arquivos/Leitura_1.pdf Acesso em: 26 dez 2014.

FERREIRA, Patrícia Castro. Material didático digital : experiências de produção e uso na Pós-graduação em Design na PUC-Rio / Ferreira ; orientadora : Rita Maria de Souza Couto. – Rio de Janeiro: PUC-Rio, Departamento de Artes & Design, 2012.

FIGURELLI, Gabriela Ramos. Articulações entre educação e museologia e suas contribuições para o desenvolvimento do ser humano. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS Unirio | MAST - vol. 4 no 2 – 2011 Disponível em: http://revistamuseologiaepatrimonio.mast.br/index.php/ppgpmus/article/viewFile/208/169 Acesso em: 10 de setembro de 2018.

HAWKEY, R. Learning with digital Technologies in museums, science centres and galleries. Bristol: NESTA Futurelab, 2004.

HORTA, Maria de Lourdes Parreiras. Fundamentos da educação patrimonial. Ciências e Letras: Porto Alegre, n.27, 2000. p. 25-35.

ISMÉRIO, Clarisse; PAZ, Fábio Josende; DRUMM, Elisabeth; BARROS, Carmen; SOUZA; Denizar; MILANO, Josiéllen; MOREIRA, Mateus. PATRIMÔNIO DIGITAL: Desenvolvimento do Sistema Gestor de Acervos e do Totem Digital para o Museu D. Diogo de Souza. Revista da Jornada de Pós-Graduação e Pesquisa, Congrega Urcamp, 2017, p. 67-91. Disponível em: http://trabalhos.congrega.urcamp.edu.br/index.php/14jpgp/article/view/1535 Acesso: 23 ago 2018.

ISMÉRIO, Clarisse . Projeto Cultural Sarau Noturno: desenvolvendo a educação patrimonial através da arte cemiterial. Revista Vox Musei, v. 1, p. 113-127, 2013.

LEITE, Márcia Cristina D; PAZ, Fábio Josende; ISMÉRIO, Clarisse e MILANO, Josiéllen Navarrina Milano. Desenvolvimento de Jogos Digitais para um Totem Museológico: um estímulo à interação e ao aprendizado da História. XIV Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação - Workshop de Iniciação Científica em Sistemas de Informação (WICSI) - Caxias do Sul/RS, 2018, p.5-8. Disponível em: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/anais-do-v-workshop.pdf. Acesso: 07 outubro 2018.

MAFFEI, Waldir Roque; BITENCOURT, Jossiane Boyen. O Impacto das Tecnologias da Informação e Comunicação em Museus: Estudo de Caso no Museu da Gente Sergipana. VII Congresso Brasileiro de Geógrafos. Vitória – ES, 2014.

MARINS, Vânia; HAGUENAUER, Cristina; CUNHA, Gerson; CORDEIRO FILHO, Francisco. Aprendizagem em Museus com Uso de Tecnologias Digitais e Realidade Virtual. Revista Educação Online.UFRJ. Volume 3 - No 3- Setembro/Dezembro, 2009, p.51-63. Disponível em: http://www.latec.ufrj.br/revistas/index.php?journal=educaonline&page=article&op=view&path%5B%5D=130 Acesso 04 jan 2017.

MARINHO, S. P.; LOBATO, W. Tecnologias Digitais na Educação: Desafios para a Pesquisa a Pós-Graduação em Educação. Colóquio de Pesquisa em Educação, Belo Horizonte, 2008.

MATERIAL DIDÁTICO DIGITAL: QUESTÕES SOBRE PRODUÇÃO E USO. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/21843/21843_4.PDF Acesso: 23 ag 2018

MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf Acesso: 16 de dezembro de 2017.

NORA, Pierre; AUN KHOURY, Tradução: Yara. ENTRE MEMÓRIA E HISTÓRIA: A PROBLEMÁTICA DOS LUGARES. Projeto História : Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados de História, [S.l.], v. 10, out. 2012. ISSN 2176-2767. Disponível em: . Acesso em: 11 set. 2018.

PADILHA, Renata Cardozo. Documentação Museológica e Gestão de Acervo. Coleção Estudos Museológicos, volume 2, Florianópolis: FCC Edições, 2014.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-2829