Processo de beneficiamento de mistura asfáltica da usina de Toledo – PR / Process of benefiting asphalt mixture from the Toledo Plant – PR

Elmagno Catarino Santos Silva, Lucas Flois Ferreira, Silvana da Silva, Andreas Jerke, Gladis Cristina Furlan

Abstract


O melhor desempenho de um pavimento passa obrigatoriamente por estruturas e composições adequadas, tornando-se necessário o conhecimento de cada etapa de produção e tudo que está direta e indiretamente ligado às mesmas, para que o processo de fabricação e execução dos pavimentos brasileiros possa ser aperfeiçoado. O presente trabalho trata-se do processo de beneficiamento da mistura asfáltica produzida na Usina de Asfalto de Toledo – PR. Foram indicados às matérias primas do CBUQ e os tipos de misturas usinadas. A metodologia adotada baseou no método qualitativo, com observações de campo e acompanhamento do processo de produção da mistura asfáltica juntamente com o profissional responsável pela usina. Detalhou-se a forma de obtenção e armazenamento das matérias primas e a destinação final do resíduo de produção. Por fim, caracterizou-se todo o processo de beneficiamento da mistura asfáltica produzida na Usina de Asfalto de Toledo – PR.


Keywords


Usina de Asfalto de Toledo – PR, Processo de beneficiamento, EMDUR

References


BAPTISTA, António Miguel Costa. Misturas Betuminosas Recicladas a Quente em Central: Contribuição para o seu estudo e aplicação. 2007.

BERNUCCI, Liedi B.; MOTTA, Laura M. G. da; CERATTI, Jorge A. P.; SOARES, Jorge B. Pavimentação Asfáltica: Formação Básica para Engenheiros. Rio de Janeiro: PETROBRAS: ABEDA, v. 504, 2006.

BIRDSEYE. Imagem de satélite. 2017.

CONFEDERAÇÃO NACIONAL DO TRANSPORTE. Pesquisa CNT de rodovias 2017: relatório gerencial. Brasília: 2017. Disponível em: < http://pesquisarodoviascms.cnt.org.br//Relatorio%20Geral/Pesquisa%20CNT%20(2017)%20-%20ALTA.pdf>. Acesso em: 10 dez. 2017.

Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT 031/2006 – ES. Pavimentos flexíveis – Concreto asfáltico – Especificação de serviço. Rio de Janeiro, 2006b.

ILOS. Panorama Custos Logísticos no Brasil. Rio de Janeiro, 2014.

NAKAMURA, Juliana. Pavimentação asfáltica: Os tipos de revestimento, o maquinário necessário e os cuidados na contratação, projeto e execução. Infraestrutura urbana: projetos, custos e construção, São Paulo, ano 2, n. 16, jul. 2012.

SENÇO, Wlastermiler de. Manual de Técnicas de Pavimentação. 2. ed. São Paulo: PINI, 2007. v. 1.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-421

Refbacks

  • There are currently no refbacks.