A importância do lúdico para o ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos/ The importance of playfulness for teaching-learning in youth and adult education

Authors

  • Ivanéia Maria de Lima
  • Cristiano Leonardo Martins Oliveira
  • Maria José da Silva
  • Maria José Pereira Silva
  • Ronalda Adriana dos Santos da Silva
  • Rhaylla Shirley Lima Santos
  • Diógenes José Gusmão Coutinho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-533

Keywords:

Lúdico, Ensino, Jovens e adultos.

Abstract

Objetivou-se investigar a quantidade de dissertações e teses, produzidas no período de 2010 a 2020, versando sobre a contribuição da ludicidade para o ensino de jovens e adultos. Buscou-se, especificamente, analisar os aspectos abordados nos trabalhos, compreender de que maneira o lúdico facilita no aprendizado. E, por fim, analisar as intervenções sugeridas nas produções estudadas. Foram encontrados 16 trabalhos, sendo 14 dissertações e 2 teses e com critérios de inclusão e exclusão, os trabalhos foram analisados respondendo as abordagens em foco com o objetivo de verificar as atividades e materiais utilizados e a maneira que o aprendizado é promovido através do lúdico na educação de jovens e adultos.  

References

Anastácio, Bruna Santana. Contextos lúdicos de aprendizagem: uma aproximação entre os jogos eletrônicos e educação a distância. Florianópolis, 2016.

Barbosa, Alexandre Rodrigues. Atividades lúdicas no ensino de física: desafios e possibilidades para a EJA. Brasília, 2018.

Cristino, Cláudia Susana. O uso da ludicidade no ensino de física. Ouro Preto, 2016.

Cunha, Lourival Carlos Júnior. Matemática lúdica na educação de jovens e adultos do Centro de Progressão Penitenciária do Distrito Federal. Catalão, 2015.

Freitas, Joana Lúcia Alexandre de. Práticas inovadoras de Histologia na educação de jovens e adultos. São Mateus, 2015.

Meira, Ricardo Radaelli. Pensamento computacional na educação básica: uma proposta metodológica com jogos e atividades lúdicas. Santa Maria, 2017.

Michiles, Romina Karla da Silva. Atividades lúdicas na prática pedagógica dos professores de Educação Física no contexto da Educação Inclusiva. Manaus, 2018.

Morgenroth, Alexssandro. Os sentidos de lazer, lúdico e educação para jovens socialmente vulneráveis no município de Toledo/Pr. Cascavel, 2017.

Oliveira, Helenice Aparecida de. Análise do vínculo entre as estratégias de aprendizagem e o lúdico no ensino-aprendizagem de Língua Espanhola. Brasília, 2017.

Pin, Virgínia Perpetuo Guimarães. Jogos de reflexão pura como ferramenta lúdica para a aprendizagem matemática. Brasília, 2016.

Rodrigues, Lídia da Silva. Jogos e brincadeiras como ferramentas no processo de aprendizagem lúdica na alfabetização. Brasília, 2013.

Santos, Gracineide Barros. A ludicidade na aprendizagem matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. São Cristovão, 2016.

Sartori, Alice Stephanie Tapia. O lúdico na educação matemática escolar: efeitos na constituição do sujeito infantil contemporâneo. Florianópolis, 2015.

Silva, Ana Paula Fernandes Nóbrega da. Ludicidade e Educação Ambiental Crítica: uma proposta para o letramento científico. Brasília, 2019.

Silva, José Igor Gonçalves da. A ação como ferramenta de aprendizagem. Recife, 2017.

Vieira, Lygianne Batista. Implicações pedagógicas do lúdico para o ensino e aprendizagem da álgebra. Goiânia, 2011.

Published

2021-04-22

How to Cite

Lima, I. M. de, Oliveira, C. L. M., Silva, M. J. da, Silva, M. J. P., Silva, R. A. dos S. da, Santos, R. S. L., & Coutinho, D. J. G. (2021). A importância do lúdico para o ensino-aprendizagem na educação de jovens e adultos/ The importance of playfulness for teaching-learning in youth and adult education. Brazilian Journal of Development, 7(4), 41161–41168. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-533

Issue

Section

Original Papers