Análise e teste para o desempenho dos alunos de engenharia de produção e engenharia civil na disciplina de engenharia econômica / Analysis and test for performance of production engineering and civil engineering students in the economic engineering discipline

Authors

  • Lucas Cavalcante Machado
  • Igor Eduardo Santos de Melo
  • Lucas Miguel Alencar de Morais Correia
  • Everton de Souza Coelho

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-106

Keywords:

Teste de hipótese. Médias. Engenharia Econômica. Desempenho Acadêmico.

Abstract

A partir da evidência de que a média final dos alunos do curso de engenharia de civil é maior que a do curso de engenharia de produção, quando cursam a disciplina de engenharia econômica conjuntamente, aplicou-se um teste de hipóteses para duas médias com variâncias desconhecidas e distintas com o intuito de verificar a plausibilidade deste indício. Esta pesquisa possui natureza aplicada, do tipo descritiva e se caracteriza por ser uma abordagem quantitativa. Os dados foram coletados a partir dos registros das notas finais dos alunos matriculados na referida disciplina disponibilizados pelo professor da mesma, guardando sigilo sobre os nomes dos alunos. Realizou-se o teste de Komolgorov-Smirnov para atestar a normalidade da distribuição de probabilidade dos dados para poder aplicar o teste t de hipóteses para duas médias. Os resultados sugerem normalidade nos dados e indicam que a média final dos alunos de engenharia civil não é superior a dos alunos de produção na disciplina de engenharia econômica, com um nível de significância de 5%.

 

 

References

BLANK, Leland; TARQUIN, Anthony. Engenharia econômica. Tradução de José Carlos Barbosa dos Santos. Revisão técnica Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica. Resolução nº 11, de 11 de março de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES112002.pdf. Acesso em: 18 abr. 2019.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Mariana de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5ª edição, São Paulo: Atlas, 2003.

MORETTIN, Pedro Alberto; BUSSAB, Wilton de Oliveira. Estatística básica. 6ª edição, São Paulo: Saraiva, 2010.

Paragon Decision Science (2019). Arena acadêmico: student. Versão 15.1. Disponível em: http://www.paragon.com.br/c/downloads. Acesso em: 27 mar. 2019.

Published

2019-08-27

How to Cite

Machado, L. C., Melo, I. E. S. de, Correia, L. M. A. de M., & Coelho, E. de S. (2019). Análise e teste para o desempenho dos alunos de engenharia de produção e engenharia civil na disciplina de engenharia econômica / Analysis and test for performance of production engineering and civil engineering students in the economic engineering discipline. Brazilian Journal of Development, 5(8), 12778–12787. https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-106

Issue

Section

Original Papers