Análise e teste para o desempenho dos alunos de engenharia de produção e engenharia civil na disciplina de engenharia econômica / Analysis and test for performance of production engineering and civil engineering students in the economic engineering discipline

Lucas Cavalcante Machado, Igor Eduardo Santos de Melo, Lucas Miguel Alencar de Morais Correia, Everton de Souza Coelho

Abstract


A partir da evidência de que a média final dos alunos do curso de engenharia de civil é maior que a do curso de engenharia de produção, quando cursam a disciplina de engenharia econômica conjuntamente, aplicou-se um teste de hipóteses para duas médias com variâncias desconhecidas e distintas com o intuito de verificar a plausibilidade deste indício. Esta pesquisa possui natureza aplicada, do tipo descritiva e se caracteriza por ser uma abordagem quantitativa. Os dados foram coletados a partir dos registros das notas finais dos alunos matriculados na referida disciplina disponibilizados pelo professor da mesma, guardando sigilo sobre os nomes dos alunos. Realizou-se o teste de Komolgorov-Smirnov para atestar a normalidade da distribuição de probabilidade dos dados para poder aplicar o teste t de hipóteses para duas médias. Os resultados sugerem normalidade nos dados e indicam que a média final dos alunos de engenharia civil não é superior a dos alunos de produção na disciplina de engenharia econômica, com um nível de significância de 5%.

 

 


Keywords


Teste de hipótese. Médias. Engenharia Econômica. Desempenho Acadêmico.

References


BLANK, Leland; TARQUIN, Anthony. Engenharia econômica. Tradução de José Carlos Barbosa dos Santos. Revisão técnica Daisy Aparecida do Nascimento Rebelatto. São Paulo: McGraw-Hill, 2008.

BRASIL, Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Câmara de Educação Básica. Resolução nº 11, de 11 de março de 2002. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES112002.pdf. Acesso em: 18 abr. 2019.

GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Mariana de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5ª edição, São Paulo: Atlas, 2003.

MORETTIN, Pedro Alberto; BUSSAB, Wilton de Oliveira. Estatística básica. 6ª edição, São Paulo: Saraiva, 2010.

Paragon Decision Science (2019). Arena acadêmico: student. Versão 15.1. Disponível em: http://www.paragon.com.br/c/downloads. Acesso em: 27 mar. 2019.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-106