Revisão sistêmica sobre planejamento, programação e controle da produção aplicado na agroindústria / Systemic review on planning, scheduling and production control applied in agribusiness

Authors

  • Alexandre Junior de Souza Menezes
  • Fabiana Gomes dos Passos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv4n6-287

Keywords:

Revisão Sistêmica, Planejamento, Programação, Controle da produção, Agroindústria

Abstract

A revisão sistêmica é um dos métodos mais seguro e eficiente, pois se utiliza de critérios e regras para a composição de seu banco de texto, também conhecido como portfólio. A partir disso nesse estudo foi realizado um levantamento de dados no campo bibliográfico, que possibilitou construir um diálogo entre uma temática no ramo agroindustrial. Sendo assim o principal objetivo para este trabalho foi realizar uma pesquisa de revisão sistêmica, com a tríade: planejamento, programação e controle da produção, relacionando com o tema agroindustrial, uma vez, que a temática é muito discutida, porém pouco analisada em conjunto. Utilizou-se dos princípios metodológicos da revisão sistêmica para que o trabalho tome forma e análise pudesse ser realizada. Trata-se, nesse sentido, de um método de pesquisa bibliográfica, que busca de forma estruturada, organizada e sistematizada, encontrar trabalhos científicos de impacto, que possam servir de base para futuros trabalhos. Para esta pesquisa, foi utilizado como os principais bancos de dados: Google acadêmico, Scielo, Scopus, periódicos da CAPES e o banco de teses e dissertações da CAPES. Como resultados iniciais foram encontrados 25 trabalhos produzidos no período compreendido entre 2012 e 2017. Estes trabalhos apontam ainda numa breve análise, que os estudos que versam por esta temática estão concentrados na dimensão das teorias que sustentam essa área, além de construir reflexões sobre os processos de gestão e adequação às demandas contemporâneas de mercado.

References

ALVARENGA, Tatiane Gomes de. Sistema de Gerenciamento de Pecuária com ênfase no mercado Bovino. Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA. Assis, 2014.(TCC).

BASSI, Nádia Solange Schmidt; SILVA, Christian Luiz; SANTOYO, Alain. Inovação, pesquisa e desenvolvimento na agroindústria avícola brasileira. Revista Estud. Soc. e Agric., Rio de Janeiro, vol. 21, n. 2, 2013.

CAMPOS, João Carlos Rodrigues. INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS NA AGROINDÚSTRIA DA CANA-DE - AÇÚCAR NA REGIÃO DE GOIANÉSIA-GO. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, Brasília, DF. 2013.(TCC).

CIELO, Ivanete Daga. O Sistema de integração da avicultura de corte na mesorregião oeste Paranaense uma analise sob a ótica da nova economia institucional. Universidade Estadual do Este do Paraná, Toledo, PR, 2015. (Tese).

CIRANI, Claudia Brito Silva; CAMPANARIO, Milton de Abreu; SILVA, Heloisa Helena Marques. A evolução do ensino da pós-graduação senso estrito no Brasil: análise exploratória e proposições para pesquisa. Avaliação. Campinas; Sorocaba, SP, v. 20, n. 1, p. 163-187, mar. 2015

COSTA, Celso Soares. Tecnologia para indústria de pescado: software para gestão de processamento de tilápia. Universidade Estadual Do Este Do Paraná Marechal Cândido Rondon, PR,2014.(Dissertação).

FAGUNDES, L. D; PIRES, J. Implantação do Planejamento e Controle da Produção em uma Microempresa de Usinagem e Ferramentaria de Molde. In: Encontro Nacional de Engenharia de Produção- ENEGEP, 33, Salvador, 2013.

FERREIRA, José Orlando. SISTEMA AGROINDUSTRIAL CITRÍCOLA: UMA PROPOSTA DE MODELO DE PLANEJAMENTO INTEGRADO. Anais do X CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO. FIRJAN-RJ, Rio de Janeiro, RJ. 2014.

FURLANETTO, E.C. Formação contínua de professores: aspectos simbólicos. Psicologia da Educação. São Paulo, n. 19, p. 39-53, jul./dez. 2004.

JUNIOR, Olinto Rodrigues da Arruda. Planejamento tático da produção agroindustrial com fluxo divergente e produção em dois estágios. Escola Politécnica da USP, São Paulo, SP, 2014. (Dissertação).

KALAK,Rafael Bordonal; NEVES, Marcos Fava. Plano estratégico para o sistema agroindustrial citrícola brasileiro. Revista Gest. Prod., São Carlos, v. 24, n. 2, 2017.

LIMA, T. C. S.; MIOTO, R. C. T. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Rev. Katál., Florianópolis, v. 10 n. Esp., p. 37-45, 2007.

MALACARNE, Keyla; VENTORIN, Leila. Gestão da cadeia de suprimentos: Um estudo de caso numa agroindústria de produtos lácteos. Anais do VIII EEPA: ENCONTRO DE ENGENHARIA DA PRODUÇÃO AGROINDUSTRIAL. 2014.

MANGINI, CLAYTON GERBER. Sistema lean production e o agronegócio: uma perspectiva do uso das técnicas e ferramentas baseado nas publicações nacionais. Anais do evento ENGEMA-Encontro Internacional Sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente, 2016.

MELO, Cristóvão. O Planejamento Governamental no Brasil e na Argentina no Século XXI: Espaço de Expressão dos Múltiplos Papéis do Estado. Instituto de Ciências Sociais (ICS), Universidade de Brasília (UnB), Brasília, DF. 2013. (Tese).

MORIA, Claudia De; BATALHAB, Mário Otávio; ALFRANCAC, Oscar. Capacidade tecnológica: proposição de índice e aplicação a empresas do complexo agroindustrial do trigo. revista Produção, Embrapa Trigo, Passo Fundo, RS, Brasil. 2013.

OLIVEIRA, I. Estudo de Caso: Implementação de PCP na Empresa Belas ART’s. Trabalho de Curso (Graduação em Engenharia de Produção) - Curso de Engenharia de Produção, Fundação de Ensino “Eurípides Soares da Rocha”, UNIVEM, Marília, 2014.

OLIVEIRA, Terezinha B. A; BORNIA, Antonio Cezar; SILVEIRA, Suely de Fátima R; DRUMOND, Alexandre M; OLIVEIRA, Mauro Wagner. Análise de custos e eficiência de fazendas produtoras de cana-de-açúcar por meio da análise envoltória de dados. Revista Custos e @gronegócio on line - v. 10, n. 1 – JanMar - 2014.

PAROL, Estefania; ZILLI, Julio Cesar. O PLANEJAMENTO LOGÍSTICO DE UMA AGROINDÚSTRIA PARA A PRODUÇÃO DE CORTES CONGELADOS DE FRANGO DESTINADOS AO MERCADO JAPONÊS. Anais do III Workshop do comércio exterior. PUC, Campinas, SP. 2016.

PAVEI, Kamila Zilli; BEDENDO, Rodrigo. Logística de Distribuição de Produtos Cárneos e Lácteos em Indústria da Região Oeste. - Medianeira, PR. UTFPR, 2012(TCC)

PEIXOTO, Fernanda Gomes Kotinik. PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO: O CASO DE UMA MICROEMPRESA DO AGRONEGÓCIO. UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, Brasília, DF. 2013.(TCC).

PRADO, Agda Silva. Boas Práticas Agrícolas e certificação na cafeicultura. Universidade Federal de Lavras, Lavras,MG. 2014. (Dissertação).

ROCHA, Fernanda Barreto de Almeida. AVALIAÇÃO DO ALINHAMENTO ESTRATÉGICO EM UMA PEQUENA EMPRESA DO SEGMENTO AGROINDUSTRIAL DO RN. Anais do XXXII ENCONTRO NACIONAL DE ENGENHARIA DE PRODUCAO: Desenvolvimento Sustentável e Responsabilidade Social: As Contribuições da Engenharia de Produção Bento Gonçalves, RS, Brasil, 2012.

ROSA, Andrey Guimarães De Andrade. ERP COMO FERRAMENTA DE APOIO A GESTÃO DE MATERIAIS: FOCO NO PLANEJAMENTO DE COMPRAS DE UMA AGROINDÚSTRIA. Departamento de Engenharia Mecânica, Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012. (TCC).

SANTAREM, Alessandro Rafael. ESTUDO DE UM MODELO LINEAR PARA A PROGRAMAÇÃO DA PRODUÇÃO EM EMPRESA DO RAMO AGROINDUSTRIAL. CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVATES, CURSO DE ADMINISTRAÇÃO. Lajeado,2016. (TCC).

SCARPELLI, M. Planejamento e controle da produção. In: BATALHA, M. O. (Coord.). Gestão agroindustrial. 3. Ed. São Paulo: Atlas, 2008.

SILVA, Diuli Andreatta da. BLOCO K - CONTROLE DE PRODUÇÃO E ESTOQUES: UM ESTUDO DE CASO DE SUA IMPLANTAÇÃO EM UMA COOPERATIVA AGROINDUSTRIAL DE BEBIDAS DA SERRA GAÚCHA. Bacharel em Ciências Contábeis da Universidade de Caxias do Sul, CAXIAS DO SUL, 2017. (TCC).

SILVA, Tamara da. Et al. Atualização de um estudo teórico do planejamento, programação e controle da produção em micros, pequenas e médias empresas. In.: X Encontro de Engenharia de Produção Agroindustrial, 2016.

SOUZA, M.A. de, RODNISKI, C.M., SCHNORR, E., SILVA, J.L.R. da. Utilização do preço de transferência interna para avaliação de desempenho em empresas agroindustriais brasileiras. Revista Custos e @gronegócio on line - v. 12, n. 2 – Abr/Jun – 2016.

TARGINO, M. G. A interdisciplinaridade da ciência da Informação como área de pesquisa. Inf. Soc., João Pessoa, v. 5, n. 1, p. 12-17, 1995.

TUBINO, D. V. Planejamento e Controle da Produção: Teoria e Prática. 2. Ed. São Paulo: Atlas S.A., 2009.

VEIGA, José Eli da. Cidades imaginárias. O Brasil é menos urbano do que se calcula. Campinas: Editora Autores Associados, 2002.

WILLICH, Linde K, SN. How objective are systematic reviews? Differences between reviews on complementary medicine. J R Soc Med. 2003.

ZACCARELLI, S. B. Programação e Controle da Produção. 5. Ed. São Paulo: Pioneira, 1979.

Published

2018-07-06

How to Cite

Menezes, A. J. de S., & Passos, F. G. dos. (2018). Revisão sistêmica sobre planejamento, programação e controle da produção aplicado na agroindústria / Systemic review on planning, scheduling and production control applied in agribusiness. Brazilian Journal of Development, 4(6), 2709–2729. https://doi.org/10.34117/bjdv4n6-287

Issue

Section

Original Papers