Educação Empreendedora: Utilização das redes sociais como ferramentas potenciadoras do Marketing Digital em micro e pequenas empresas na cidade de Codó-MA / Entrepreneurship Education: Use of social networks as tools to enhance Digital Marketing in micro and small enterprises in the city of Codó-MA

Gabrielly Coelho de Castro, Luana Martins de Araujo, Paula Karinne Ferreira Carvalho

Abstract


A educação empreendedora aliada as técnicas de aprendizagem, corroboram para o incentivo e desenvolvimento de empresas fazendo com que as pessoas despertem um certo interesse por esta área. Uma das etapas essenciais para uma boa educação empreendedora é a orientação para o mercado, analisar tendências e oportunidades, entre outras, estes mecanismos fazem parte do marketing, este, essencial para a sobrevivência de qualquer empresa. Com o surgimento das ferramentas de marketing através da internet, as empresas incorporam-se nos meios online aspirando maior visibilidade aos negócios. Assim, viabilizou-se a necessidade de elaborar uma pesquisa que abrangesse as redes sociais como ferramentas potenciadoras de marketing em micro e pequenas empresas na cidade de Codó-MA. A pesquisa de natureza descritiva e quantitativa tendo como objetivo norteador analisar a realidade dos micro e pequenos empresários, no que infere o uso das redes sociais, em especial, – Instagram e Facebook – como ferramentas para potencializar o marketing digital nos empreendimentos, de maneira específica pretende-se identificar como as empresas utilizam as redes sociais como estratégias para seu desenvolvimento e, simultaneamente, caracterizar as influências das redes sociais na evolução destas. Desse modo, os resultados explanaram que as redes sociais são ferramentas estratégicas que contribuem significativamente para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas na cidade e que a educação empreendedora é cada vez mais essencial na formação de indivíduos que buscam o sucesso profissional.

Keywords


Educação Empreendedora, Estratégia, Mídias Digitais.

References


ANDRADE et al. As redes sociais como estratégias de marketing nas micro e pequenas empresas na região metropolitana de Fortaleza. Revista científica FACPED. Faculdade Padre Dourado, v.2 n.2, jan./dez. 2016. Disponível em: . Acesso em: 04 de jun. 2020.

CATINI, C. Educação e empreendedorismo da barbárie. In: CASSIO, F. (Org.).

Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. 1.

ed. São Paulo: Boitempo, 2019. p. 33-39.

COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 3. ed. São Paulo: Elsevier, 2009.

DORNELAS, José. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2016.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

KOTLER, Philip. Os 10 pecados mortais do Marketing: sintomas e soluções. Rio de Janeiro: Sextante, 2019.

KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de Marketing. 12. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.

¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬______________________________. Administração de Marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

LAS CASAS, Alexander Luzzi. Marketing: conceitos, exercícios, casos. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2009.

______________________________ . Administração de Marketing: conceitos, planejamento e aplicações à realidade brasileira. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2012.

NEVES, Marcos Fava. Planejamento e Gestão Estratégica de Marketing. 1 ed. São Paulo: Atlas, 2009.

OTA, Cinthia Marie; ROMANO, Cezar Augusto; OLIVEIRA, Paulo Apelles Camboim. Empreendedorismo e Inovação: um Estudo de Caso da Rede Empreendedora da UTFPR–Câmpus Curitiba. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 12, p. 29328-29348, 2019. Disponível em:// https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/5222/7621. Acesso em: 08 abr.2021.

SERVIÇO DE APOIO ÀS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS–SEBRAE. Pequenas empresas nas redes sociais. 2013. Disponível em: http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/a7fe89519d403c4d7ec06e19b4ab2987/$File/SP_EBOOK_PEQUENAS-EMPRESAS-NAS-REDES-SOCIAIS_16.PDF>. Acesso em: 04 de jun. 2020.

TORRES, Cláudio. A bíblia do marketing digital. 2 ed. São Paulo: Novatec, 2018.

_______________. Guia prático de Marketing na Internet para Pequenas Empresas: Dicas para posicionar o seu negócio e conquistar novos clientes na Internet. 2010. Disponível em: . Acesso em: 16 de março de 2020.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-558

Refbacks

  • There are currently no refbacks.