Mediação e desenvolvimento humano: reflexões sobre a criança nas vivências com o corpo adoecido / Mediation and human development: reflections on children's experiences with the ill body

Authors

  • Stéfany Bruna de Brito Pimenta Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Susie Amâncio Gonçalves Roure

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-564

Keywords:

Teoria vigotskiana, Mediação e desenvolvimento, Criança em adoecimento

Abstract

Este artigo tem como objetivo tecer considerações a respeito do desenvolvimento da criança em situação de adoecimento, a partir da perspectiva teórica da psicologia histórico-cultural.  Enquanto uma pesquisa teórica, o trabalho foi desenvolvimento por meio do estudo de algumas importantes obras de Vigotski que discorrem acerca do desenvolvimento humano e, em específico, o desenvolvimento da criança, como “História do desenvolvimento das funções psíquicas superiores”; “Problemas de Psicologia Infantil” e “Fundamentos de Defectologia”. Realizou-se também um levantamento bibliográfico exploratório com o objetivo de se identificar artigos e outros materiais que contribuam para a discussão da temática em questão. No estudo da teoria vigotskiana foi possível identificar conceitos fundamentais que possibilitam uma compreensão histórico-cultural da constituição e desenvolvimento da criança e, consequentemente, oferecem subsídios para a problematização deste desenvolvimento em situações diversas. Identifica-se que a concepção de desenvolvimento humano da teoria vigotskiana, fundamentada no materialismo histórico dialético, rompe com dicotomias, determinismos e reducionismos biológicos, contribuindo para a construção de um enfoque dialético no campo da saúde. Assim, a partir do entendimento de alguns conceitos que permitem a compreensão do desenvolvimento da criança, como por exemplo, “mediação”, “vivência”, “situação social de desenvolvimento”, tornou-se viável a elaboração de um ensaio teórico que reflete e redimensiona aspectos referentes ao desenvolvimento da criança na situação de adoecimento físico. Espera-se por meio desta pesquisa contribuir para o embasamento teórico de profissionais e estudiosos com interfaces entre a Psicologia e a área da saúde, sobretudo, a saúde da criança.

References

Albuquerque, C. & Oliveira, C. (2002). Saúde e doença: significações e perspectivas em mudança. Millenium, 25.

BEE, H. O Ciclo Vital. Porto Alegre: Artmed, 1997.

Bortolote, G. S. & Brêtas, J. R. S. (2008). O ambiente estimulador ao desenvolvimento da criança hospitalizada. Rev. Esc. Enferm. USP, 42(3), 422-429.

BRASIL. Ministério da Saúde. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Pediatria: Prevenção e controle de infecção hospitalar. Brasília: ANVISA, 2006.

CARDIM, G. M.; SANTOS, A. E. V.; NASCIMENTO, M. A. L.; BIESBROECK, F. C. C. Crianças em isolamento hospitalar: relações e vivências com a equipe de enfermagem. Revista de Enfermagem UERJ. Rio de Janeiro, vol. 16, n. 1, pp. 32-38, 2008.

DUARTE, N. A anatomia do homem é a chave da anatomia do macaco: A dialética em Vigotski e em Marx e a questão do saber objetivo na educação escolar. Educação & Sociedade. vol. 21, n. 71, pp. 79-115, 2000.

DORIA, N. G. O corpo na história: a dupla natureza do homem na perspectiva materialista dialética de Vigotski. Arquivos Brasileiros de Psicologia, vol. 56, n, 1, pp. 34-38, 2004.

Facci, M. G. D. (2004). A periodização do desenvolvimento psicológico individual na perspectiva de Leontiev, Elkonin e Vigostski. Cadernos CEDES, 24(62), 64-81.

FAVERO, A. C. S.; CALDAS, R. F. L. Classes Hospitalares: o impacto no tratamento de crianças em período de internação. Braz. J. of Develop., Curitiba, v. 6, n. 7, p. 53840- 53857 jul. 2020.

MARTINS, L. M. As aparências enganam: Divergências entre o Materialismo Histórico Dialético e as abordagens qualitativas de pesquisa. In: 29ª. Reunião Anual da ANPED. Cultura e Conhecimento, 2006.

PINO, A. A interação social: perspectiva sócio-histórica. Idéias, Fundação para o desenvolvimento da educação, p. 48-58, 1993.

TOASSA, G.; SOUZA, M. P. R. As vivências: questões de tradução, sentidos e fontes epistemológicas no legado de Vigotski. Psicologia USP, vol. 21, n. 4, pp. 757-779, 2010.

VIGOTSKI, L. S. Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. In: Obras escogidas (Vol.3, pp.11-340). Madrid: Visor Distribuiciones, 1995 (Texto original de 1931).

_______. Problemas de la Psicologia infantil. In: Obras Escogidas (Vol. 4, pp. 249-387). Madrid: Visor Distribuiciones, 1996 (Trabalho original proferido entre 1933-1934).

_______. Fundamentos de Defectología. In: Obras Escogidas (Vol. 5). Madrid: Visor Distribuiciones, 1997.

Published

2021-04-23

How to Cite

Pimenta, S. B. de B., & Roure, S. A. G. (2021). Mediação e desenvolvimento humano: reflexões sobre a criança nas vivências com o corpo adoecido / Mediation and human development: reflections on children’s experiences with the ill body. Brazilian Journal of Development, 7(4), 41601–41612. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-564

Issue

Section

Original Papers