Ferramentas de tecnologia da informação no setor siderúrgico: estudo de caso de uma usina da cidade de Juiz de Fora-MG / Information technology tools in the steel sector: case study of a plant in the city of Juiz de Fora-MG

Authors

  • Emerson Augusto Priamo Moraes
  • Camila Acácio de Paiva
  • Everton Franco Teixeira

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-112

Keywords:

Tecnologia da Informação, Gestão de TI, TI em Siderurgia

Abstract

Percebemos atualmente que o ambiente empresarial passa por profundas transformações, relacionadas com o surgimento de novas tecnologias. As empresas, de modo geral, têm realizado elevados investimentos em tecnologia da informação (Soares, 2014). É notável também, que cada vez mais as empresas estão passando a ter seus produtos, serviços e processos apoiados diretamente pela tecnologia, utilizando-a como uma poderosa ferramenta empresarial que altera as bases de competitividade estratégicas e operacionais das empresas (Albertin e Albertin, 2008).Dentro dessas inovações, as empresas do setor siderúrgico estão utilizando ferramentas de Tecnologia da Informação cada vez mais complexas, como forma de se obter melhorias nos processos, visando aumento da sua competitividade empresarial. Porém, esse desafio de gerir tecnologias cada vez mais complexas está aumentando para os gestores de tecnologia, pois a velocidade das mudanças e sua diversidade traz a necessidade de se repensar as formas de se gerenciar uma organização contemporânea. (Albertin e Albertin, 2008).Partindo desse ponto, o objetivo deste trabalho é estudar quais ferramentas de tecnologia da informação (TI) são utilizadas nas empresas do setor siderúrgico de Juiz de Fora, como elas foram implementadas, como são utilizadas, quais os recursos disponíveis, em que ponto elas se tornam falhas, e como encontrar os melhores benefícios e retornos trazidos após sua implementação. A pesquisa também terá como objetivo atingir não somente a área de tecnologia da informação da empresa, mais sim, atingir a empresa como um todo, englobando funcionários ligados diretamente ou não à área de tecnologia da informação, os setores de produção e seus processos, e os demais setores existente na empresa.A proposta metodológica baseia-se num estudo de caso (Yin, 2010) de uma unidade localizada em Juiz de Fora do maior grupo siderúrgico mundial, presente em 25 países. A partir da revisão da literatura foi elaborado um questionário a ser aplicado junto aos colaboradores da empresa, através de uma pesquisa survey. Os resultados serão tabulados e apurados estatisticamente para as análises e conclusões da pesquisa.

 

 

References

ALBERTIN, Alberto Luiz. Administração de Informática: funções e fatores críticos de sucesso. 5ª ed. São Paulo : Atlas , 2004.

ASSIS, de Gabriel Bretas, PIRES, Leandro Marcelino e SANTOS, Marcelo Costa. A utilização da Tecnologia da Informação como Recurso para planejamento estratégico de Empresas de transporte logístico da região metropolitana do vale do aço-MG.

BARBIERI, C. BI – Business Intelligence: Modelagem e Tecnologia. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2001.

CERQUEIRA, Sílvio Paulo Pinto e FONSECA, Marcos Guimarães. Subutilização da tecnologia da informação: uma responsabilidade do nível tático nas organizações. Abril, 2009.

CHAN, Y. E.; SABHERWAL, R.; THATCHER, J. B.“Antecedents and Outcomes os Strategic IS Alignment: an empirical investigation”.IEEE Transactions on Engineering Management, vol. 3, n° 51, p. 27-47, 2006.

COLANGELO Filho, Lúcio. Implantação de sistemas ERP: um enfoque de longo prazo. São Paulo: Atlas, 2009.

CRUZ, Tadeu. Sistemas de informações gerenciais: tecnologia da informação ea empresa do século XXI. Atlas, 1998.

DAVENPORT, Thomas, H.; JARVENPAA, Sirkka L.; BEERS, Michael, C. Improving

knowledge work processes. Sloan Management Review, Cambridge Massachusetts, v. 37, n. 4, p. 53-65. Summer 1996.

DAVENPORT, Thomas H.; PRUSAK, Laurence. Working knowledge: How organizations manage what they know. Harvard Business Press, 1998.

INSTITUTO AÇO BRASIL. Siderurgia no Brasil. Local de publicação< http://www.acobrasil.org.br/site/portugues/aco/siderurgia-no-brasil--desenvolvimento.asp>. Data de acesso: 17/01/2015.

LAUDON, Kenneth Craig; LAUDON, Jane Price. Sistemas de informação gerenciais. Pearson Prentice Hall, 2009.

LAURINDO, Fernando José Barbin. O PAPEL DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO (TI) NA ESTRATÉGIA DAS ORGANIZAÇÕES. Revista Gestão e Produção, 2001.

LEITE, Eliane Santo. Gestão do conhecimento nas empresas brasileiras: relações entre

estratégia empresarial, gestão de competências e de resultado e impactos no desempenho de

negócios. 2004. 186 f. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Programa de

Pós-Graduação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

MAIA, Mariana Paes da Fonseca. A tecnologia da informação como fator de sobrevivência e vantagem competitiva. Revista Eletrônica Machado Sobrinho. Edição 7: A influência do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC e suas interfaces com as áreas do conhecimento. 2013.

MAIER, Ronald; REMUS, Ulrich. Defining process-oriented knowledge management strategies.

Knowledge and Process Management, Hoboken, v. 9, n. 2, p. 103-118, Apr./June 2002.

MCKENN, J. D.; ZACK, M. H.; SINGH, Satyendra. Knowledge management and organizational

performance: an exploratory survey. In: HAWAII INTERNATIONAL CONFERENCE

SYSTEM SCIENCES, 39., 2006. Hawaii. Proceedings… Hawaii: [s.n.], 2006.

MEIRELLES, Fernando de Souza. 25ª Pesquisa Anual do Uso de TI, 2014. 2014.

MOLINARI, Leonardo. Gestão de Projetos: Técnicas e Projetos com ênfase em

WEB. 1 ed. São Paulo: Érica , 2004.

PLACHTA, C. A tecnologia no suporte a Gestão da Informação e aos Processos de Negócios Inteligentes. In: STAREC, C. (org.). Gestão da informação, inovação e inteligência competitiva: como transformar a inovação em vantagem competitiva nas organizações. São Paulo: Saraiva, p. 91-118, 2013.

POWELL, T.; DENT-MICALLEF, A. Information technology as competitive advantage: the role of human, business and technology resources. strategic Management Journal, V. 18:5, p.375-405, 1997.

REZENDE, Denis A; ABREU, Aline F. Tecnologia da Informação: Aplicada a Sistemas de Informação Empresariais. 3 ed. rev. amp. São Paulo: Atlas , 2003.

RODRIGUES, Leonel Cezar; MACCARI, Emerson Antonio; SIMÕES, Sergio Alexandre. O desenho da gestão da tecnologia da informação nas 100 maiores empresas na visão dos executivos de TI. Journal of Information Systems and Technology Management, v. 6, n. 3, p. 483-506, 2009.

SALIM, Jean Jacques. Palestra gestão do conhecimento e transformação organizacional. In:

SEMANA DA EQ/UFRJ, 68., 2001, Rio de Janeiro. Anais .... Rio de Janeiro: Universidade

Federal do Rio de Janeiro, 2001.

SOUSA, Sérgio. Tecnologia da Informação: o que são ? para que servem ? .

Rio de Janeiro: Brasport, 1998.

SOUZA, Cesar Alexandre; SACCOL, Amarolinda Zanela; Organizadores. Sistemas ERP no Brasil: Teoria e Casos. São Paulo: Atlas, 2003.

TAPSCOTT, D.; CASTON, A. Mudança de paradigma: uma nova promessa da tecnologia da informação. São Paulo: Makron Books, 1995

TOUMI, Iikka. From periphery to center: emerging research topics on knowledge society.

Technology Review, Helsinki, v. 16, p. 1-63, Aug. 2001.

TURBAN, Efraim et al. Administração de tecnologia da Informação. Teoria e Pratica. Elsevier: Rio de Janeiro, 2005.

TURBAN, Efraim; RAINER, R. Kelly; POTTER, Richard E. Introdução a sistemas de informação: uma abordagem gerencial. Trad. Daniel Vieira. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2010

Published

2019-08-27

How to Cite

Moraes, E. A. P., Paiva, C. A. de, & Teixeira, E. F. (2019). Ferramentas de tecnologia da informação no setor siderúrgico: estudo de caso de uma usina da cidade de Juiz de Fora-MG / Information technology tools in the steel sector: case study of a plant in the city of Juiz de Fora-MG. Brazilian Journal of Development, 5(8), 12882–12905. https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-112

Issue

Section

Original Papers