Consultório no ar: como a audiência se apropria dos conteúdos dos programas de saúde no rádio/ On-Air office: how the audience appropriates the content of health programs on the radio

Elane Gomes Santos Coutinho, Valdinei Trombini

Abstract


Ao longo da história, os meios de comunicação de massa vêm, de diversos modos,  sendo utilizados na propagação de informações sobre cuidados com a saúde. Partindo dessa premissa, o objetivo desse estudo é identificar e analisar as formas de apropriação dos  conteúdos de saúde no rádio, por parte dos ouvintes, para compreender os sentidos que a audiência dá a estes conteúdos, a fim de contribuir com os estudos do rádio como meio de disseminação de informações sobre saúde. O estudo de natureza qualitativa faz uma análise de recepção,  tendo como objeto o programa Mais Saúde da Rádio América de São Paulo, pertencente ao Sistema  Canção Nova de Comunicação. O corpus se constitui em 27 interações dos ouvintes no blog da emissora, no período de 2008 a 2017. A partir dos dados coletados, foi feita uma análise categorial das respostas do público, baseada no esquema de Flores(1994).  O resultado aponta o impacto que o rádio tem  no cotidiano dos ouvintes, quando trata de temas ligados à saúde, assumindo, em alguns casos, o papel próximo ao de um consultório.


Keywords


Rádio e Saúde, Comunicação e saúde, Apropriação de conteúdo. Recepção midiática.

References


ADAMI, A.; MAIA, M.R.; VASQUES, R.O. 6o Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho, Niterói/RJ. As pesquisas sobre a história do rádio paulista. Anais dos encontros nacionais, 13 a 16 maio 2008. Disponível em: www.ufrgs.br/alcar/encontros-nacionais- 1/encontros-nacionais/6o-encontro-2008.

CRESWELL, John W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2010.3. Ed. 296, Porto Alegre: Artmed, 2010.

DERING-ANDERSON, Allison Mari. Reflections on 500 Call-in Radio Shows. American Journal of Pharmaceutical Education, Vol. 82, Issue 9, p1029. 5 p, nov. 2018.

FLORES, J. Aproximación interpretativa al contenido de la información textual. In: ANALISIS de datos cualitativos - aplicaciones a la investigación educativa. Barcelona: PPU, 1994. p. 65-107.

OLIVEIRA N, Alfredo; PINHEIRO, Roseni. O que a saúde tem a ver com rádio comunitária? Uma análise de uma experiência em Nova Friburgo - RJ. Ciência & Saúde Coletiva, vol.18, n.2,pp.527-536, 2013.

RAMIREZ, A; et all. Who Seeks Cita Con El Doctor? Twelve Years of Spanish-Language Radio Program Targeting U.S. Latinos. Health Education & Behavior, Vol. 42 Issue 5, p611-620,10p. out 2015,




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-598

Refbacks

  • There are currently no refbacks.