Análise da viabilidade da instalação de um sistema de reúso de água cinza na pontifícia universidade católica de Minas Gerais unidade Barreiro / Feasibility analysis of the installation of a gray water reuse system in the pontifical catholic university of Minerals Barreiro Unit

Aline Heloisa de Carvalho Euzébio Teixeira, Ana Luiza Silva, Brenda Vaz de Assis, Isabela Aguiar de Oliveira, Jaqueline Coelho Silva, Paola da Silva Nogueira, Raquel Sampaio Jacob

Abstract


Para reduzir o desperdício da água uma das alternativas sustentáveis é fazer o reúso de água cinza, que são aquelas originárias de chuveiros, lavatórios, máquinas e tanques de lavar roupas. Neste contexto, o presente trabalho apresenta um estudo sobre a implantação de um sistema de reúso de água cinza na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Barreiro. Na metodologia levou-se em consideração o quantitativo de água cinza gerado, levantado a partir do número de pessoas na instituição e a vazão dos lavatórios. Foi realizada também a análise da demanda de água cinza; análise dos projetos da instituição; o dimensionamento da tubulação e do tratamento da água cinza; e, finalmente, análise da viabilidade financeira do sistema. A água cinza, que será tratada com wetlands, será destinada apenas a algumas regiões do jardim, pois a demanda é menor que a produzida. Além disso, foi verificado que a tubulação de água cinza já foi projetada prevendo um futuro reaproveitamento da água das pias dos banheiros. Já a rede coletora, foi dimensionada e atende os padrões determinados pelas normas vigentes. Por fim, a análise financeira demonstrou que há um alto investimento inicial para a implantação, porém o sistema gera uma economia de R$ 3.060,59 por mês, sendo pago em aproximadamente 1 ano e 6 meses.

 

 

Keywords


Água cinza; Reúso; Sustentabilidade; Wetlands.

References


ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9649: projetode redes coletoras de esgoto sanitário. Rio de Janeiro: ABNT 1986.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12209: projetode estações de tratamento de esgoto sanitário. Rio de Janeiro: ABNT, 1990.

IAQUELI, André Luiz. Wetlands Construídos: Aplicações, benefícios e vantagens do sistema. 2016. 14 f. Projeto de pesquisa – Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia. São Paulo, 2016. Disponível em:. Acesso em: 21 abr. 2018

LAGEMANN, Guinter. Sistema integrado de reutilização de água, de forma adequada a seu grau de qualidade. 2012. 63 f. Dissertação (Graduação) –Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012. Disponível em:. Acesso em: 05 nov. 2017.

MARINOSKI, Ana Kelly. Aproveitamento de água pluvial para fins não potáveis em instituição de ensino: estudo de caso em Florianópolis – SC. 2007. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Graduação em Engenharia Civil, Belo Horizonte. Disponível em:. Acesso em: 01 out. 2017.

SANTOS, dos Marcos. Análise de Viabilidade Econômica de um Sistema de Captação de água da chuva: estudo de Caso de uma Indústria de Refrigerantes. In:

SELLA, Marcelino Blacene. Reúso de águas cinzas: Avaliação da viabilidade da implantação do sistema em residências. 2011, 87 f. Dissertação (Graduação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em:. Acesso em: 05 nov. 2017.

SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTES E OBRAS PÚBLICAS DEMINAS GERAIS. Preços SETOP: Região Central sem Desoneração jan/2018. Belo Horizonte: SETOP, 2018. Disponível em:< http://www.transportes.mg.gov.br/images- jan/201801_SETOP_CENTRAL_SEM_DESONERACAO.pdf >Acesso em: 30 abr. 2018.

SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃOCIVIL. Relatório de Insumos e Composições: mar/18 sem desoneração. [S.L.]: SINAPI, 2018. Disponível em:< http://www.caixa.gov.br/site/Paginas/downlo ads.aspx#categoria_648>. Acesso em: 30 abr. 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-119