Análise da viabilidade da instalação de um sistema de reúso de água cinza na pontifícia universidade católica de Minas Gerais unidade Barreiro / Feasibility analysis of the installation of a gray water reuse system in the pontifical catholic university of Minerals Barreiro Unit
Abstract
Para reduzir o desperdício da água uma das alternativas sustentáveis é fazer o reúso de água cinza, que são aquelas originárias de chuveiros, lavatórios, máquinas e tanques de lavar roupas. Neste contexto, o presente trabalho apresenta um estudo sobre a implantação de um sistema de reúso de água cinza na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Barreiro. Na metodologia levou-se em consideração o quantitativo de água cinza gerado, levantado a partir do número de pessoas na instituição e a vazão dos lavatórios. Foi realizada também a análise da demanda de água cinza; análise dos projetos da instituição; o dimensionamento da tubulação e do tratamento da água cinza; e, finalmente, análise da viabilidade financeira do sistema. A água cinza, que será tratada com wetlands, será destinada apenas a algumas regiões do jardim, pois a demanda é menor que a produzida. Além disso, foi verificado que a tubulação de água cinza já foi projetada prevendo um futuro reaproveitamento da água das pias dos banheiros. Já a rede coletora, foi dimensionada e atende os padrões determinados pelas normas vigentes. Por fim, a análise financeira demonstrou que há um alto investimento inicial para a implantação, porém o sistema gera uma economia de R$ 3.060,59 por mês, sendo pago em aproximadamente 1 ano e 6 meses.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 9649: projetode redes coletoras de esgoto sanitário. Rio de Janeiro: ABNT 1986.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 12209: projetode estações de tratamento de esgoto sanitário. Rio de Janeiro: ABNT, 1990.
IAQUELI, André Luiz. Wetlands Construídos: Aplicações, benefícios e vantagens do sistema. 2016. 14 f. Projeto de pesquisa – Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia. São Paulo, 2016. Disponível em:. Acesso em: 21 abr. 2018
LAGEMANN, Guinter. Sistema integrado de reutilização de água, de forma adequada a seu grau de qualidade. 2012. 63 f. Dissertação (Graduação) –Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2012. Disponível em:. Acesso em: 05 nov. 2017.
MARINOSKI, Ana Kelly. Aproveitamento de água pluvial para fins não potáveis em instituição de ensino: estudo de caso em Florianópolis – SC. 2007. 118 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Graduação em Engenharia Civil, Belo Horizonte. Disponível em:. Acesso em: 01 out. 2017.
SANTOS, dos Marcos. Análise de Viabilidade Econômica de um Sistema de Captação de água da chuva: estudo de Caso de uma Indústria de Refrigerantes. In:
SELLA, Marcelino Blacene. Reúso de águas cinzas: Avaliação da viabilidade da implantação do sistema em residências. 2011, 87 f. Dissertação (Graduação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011. Disponível em:. Acesso em: 05 nov. 2017.
SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPORTES E OBRAS PÚBLICAS DEMINAS GERAIS. Preços SETOP: Região Central sem Desoneração jan/2018. Belo Horizonte: SETOP, 2018. Disponível em:< http://www.transportes.mg.gov.br/images- jan/201801_SETOP_CENTRAL_SEM_DESONERACAO.pdf >Acesso em: 30 abr. 2018.
SISTEMA NACIONAL DE PESQUISA DE CUSTOS E ÍNDICES DA CONSTRUÇÃOCIVIL. Relatório de Insumos e Composições: mar/18 sem desoneração. [S.L.]: SINAPI, 2018. Disponível em:< http://www.caixa.gov.br/site/Paginas/downlo ads.aspx#categoria_648>. Acesso em: 30 abr. 2018.
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv5n8-119