Interculturalidade e tecnologias nos processos de formação de leitores / Interculturality and technologies in reader education processes

Paula da Silva Vidal Cid Lopes, Maria Letícia Cautela de Almeida Machado

Abstract


Como domínio específico do processo interdisciplinar de letramento na cultura escrita, a leitura se torna aspecto importante na inclusão de crianças, jovens e adultos em práticas sociais que pressupõem o uso do sistema alfabético.  Em contexto de pesquisa em andamento intitulada “Formação inicial de professores agentes de letramento na educação”, discute-se a formação de leitores e a demanda contemporânea por suportes textuais que se constroem sob linguagens e formatos diferenciados.


Keywords


Leitura, Formação,Tecnologias

References


BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Fundamental, 1998.

CANCLINI, N. G. Diferentes, desiguais e desconectados – mapas da interculturalidade. Tradução: HENRIQUES, L. S. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2005.

CHARTIER, R. Os desafios da escrita. Tradução: MORETTO, F.M.L. São Paulo: Editora UNESP, 2002.

HALL, S. Identidade cultural na pós-modernidade. Tradução: SILVA, T. T. da & LOURO, G.L. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.

KOCH, I. V. & ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2012.

LÉVY, P. Cyberculture. Tradução: COSTA, C. I. da. São Paulo: Editora 34, 2010.

RAJAGOPALAN, K. Pós-modernidade e a política de identidade. In: RAJAGOPALAN, K. & FERREIRA, D. M. M. (organizadores). Políticas em linguagem: perspectivas identitárias. São Paulo: Editora Mackenzie, 2006.

SENNA, L. A. G. Letramento: princípios e processos. Curitiba: Ibpex, 2007.

SENNA, L. A. G. O perfil do leitor contemporâneo. Anais do “I Seminário Internacional de Educação” (Cianorte-Paraná-Brasil), 2286-2289, 2001.

VIGOTSKI, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2008




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-637

Refbacks

  • There are currently no refbacks.