Trilhas de aprendizagem no ensino da matemática: Ambiente virtual organizando a aula invertida / Learning trails in mathematics teaching: Virtual environment organizing the flipped classroom

Authors

  • Ubirajara Carnevale de Moraes Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Vera Lucia Antonio Azevedo
  • Marili Moreira da Silva Vieira
  • Celina A. A. P. Abar

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-704

Keywords:

Matemática, Sala de aula invertida, Ambiente Virtual, Trilhas de Aprendizagem.

Abstract

Este trabalho apresenta os resultados do desenvolvimento de um projeto com ações inovadoras e que utilizam Ambientes Virtuais, promovendo um aprimoramento no processo de ensino e aprendizagem da Matemática no Ensino Superior. Os participantes do projeto são alunos de cursos da Universidade Presbiteriana Mackenzie em São Paulo que possuem, em seu currículo, disciplinas de Matemática. Na primeira etapa foi realizado o estudo de aportes teóricos sobre o uso dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, bem como reflexões sobre o ensino de Cálculo e sobre o Ensino Híbrido, uma proposta inovadora no processo de ensino e aprendizagem, principalmente no Ensino Superior. Na segunda etapa foi proposto um curso híbrido com aulas presenciais e semanais com o apoio do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle para o ensino da Matemática. Os resultados obtidos com o uso do Ambiente Virtual organizado por trilhas de aprendizagem, alternando o ensino presencial e o online, trouxeram resultados positivos no desempenho dos alunos participantes do projeto.

 

References

CHRISTENSEN, C.; HORN, M.; JOHNSON, C. Inovação na sala de aula: como a inovação disruptiva muda a forma de aprender. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia - Saberes necessária à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

IRIAS, D. F.; VIEIRA, J. P.; MIRANDA, P. R.; Silva, R. C. Cálculo Diferencial e Integral I: Analisando as dificuldades dos alunos de um curso de Licenciatura em Matemática. Disponível em:<http://www.cead.ufop.br/jornal/index.php/redumat/article/view/343>. Acesso em: 04 ago. 2019.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. Campinas: Ed. Papirus, 2003.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.

Published

2021-05-03

How to Cite

de Moraes, U. C., Azevedo, V. L. A., Vieira, M. M. da S., & Abar, C. A. A. P. (2021). Trilhas de aprendizagem no ensino da matemática: Ambiente virtual organizando a aula invertida / Learning trails in mathematics teaching: Virtual environment organizing the flipped classroom. Brazilian Journal of Development, 7(4), 43704–43711. https://doi.org/10.34117/bjdv7n4-704

Issue

Section

Original Papers