Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemic

Authors

  • Ana Paula Santos da Silva
  • João Nilton Alves Rezende
  • Agaone Donizete Silva
  • Maria Eugênia Garcia Abrão
  • Daniela Freitas Borges
  • Aurea Messias de Jesus
  • Perseu Aparecido Teixeira Brito
  • Ione Assunção

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29495

Keywords:

Prática Docente, Ensino Remoto, Estágio Supervisionado Remoto, Ensino e Aprendizagem.

Abstract

Este estudo tem como tema prática docente que foi motivado pela dificuldade de realizar o estágio supervisionado em plena pandemia diante da nova demanda. O objetivo buscou relato de experiência dos desafios de um estágio obrigatório realizado no Ensino Fundamental II desenvolvido em tempo de pandemia em um curso de licenciatura em Pedagogia. A metodologia foi de natureza qualitativa. O cenário foi em uma escola pública do Estado de Minas Gerais, na cidade de Canápolis – MG. O instrumento foi um roteiro de observação.  A metodologia foi dividida em três etapas: Revisão bibliográfica sobre prática docente; Conhecer o perfil e observar os desafios enfrentados pela escola observada em tempos de isolamento social; Elaborar um relatório final dos desafios enfrentado devido os novos paradigmas educacionais no Brasil. Logo no início do estágio, ficou claro o impacto no currículo escolar, na adaptação do currículo e as dificuldades dos educadores com ferramentas tecnologias. Os alunos, por sua vez, demonstraram não estarem habituados com essa modalidade de ensino a distância. Pode-se concluir que a pesquisa atingiu o objetivo proposto, no qual, foi relatado e elaborado as impressões sobre a prática docente em tempos de pandemia. Observamos a necessidade das relações interpessoais e de sabemos o valor de desenvolver uma relação afetiva nesse campo, principalmente a prática docente, mas com o ensino remoto não fica seguro de que isso seja ser atingido. 

References

ANTONIASSI, ALINE MARIA et al. Da sala de aula ao ambiente virtual: adaptação dos/as professores/as na educação infantil frente ao cenário da COVID-19. In: Anais do CIET: EnPED: 2020-(Congresso Internacional de Educação e Tecnologias| Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância), 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. 64 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 2005. 64 p.

JESUS, Aurea Messias De; SILVA, Ana Paula Santos da; MARTINS, Rivia Arantes; SILVA, Agaone Donizete. Inclusão do Linux educacional nas escolas de ensino médio da cidade de Ituiutaba da rede estadual de Minas Gerais. Anais... IN: XI Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola, Uberlândia, MG, 2020.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2017.

LOMBARDI, José Claudinei. História e historiografia da educação no Brasil. Revista HISTERDBR online. V.1, n. 1, p.1-20, 2004.

MATOS, Santer Alvares et al. Programa imersão docente: possibilidades e desafios na formação de professores. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 6, p. 5805-5813, 2019.

MARQUES, Walter Rodrigues et al. Profissionalidade docente: Saber e busca de reconhecimento. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 12, p. 97692-97711, 2020.

MONTEIRO, Rejo Levi; SILVA, Ana Paula Santos; FREITAS, Maurício Barcelos de. Materiais alternativos no ensino de Ciências. Anais... In: IX Encontro Mineiro Sobre Investigação na Escola,Uberlândia, MG, 2019.

SCALABRIN, Izabel Cristina; MOLINARI, Adriana Maria Corder. A importância da prática do estágio supervisionado nas licenciaturas. Revista Unar, v. 7, n. 1, p. 1-12, 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 2012.

TOZONI-REIS, Marilia Freitas de Campos. Metodologia da pesquisa. Curitiba: IESDE Brasil, 2009.

XAVIER, Ana Carolina Adinolfi. Análise sobre o uso de tecnologia por docentes do ensino básico de São Paulo em tempos de pandemia por COVID-19. 2020.

Published

2021-06-07

How to Cite

Silva, A. P. S. da, Rezende, J. N. A., Silva, A. D., Abrão, M. E. G., Borges, D. F., Jesus, A. M. de, Brito, P. A. T., & Assunção, I. (2021). Prática docente como tema no estágio supervisionado em educação em tempo de pandemia da Covid-19 / Teaching practice as a theme in the supervised internship in education in time of the Covid-19 pandemic. Brazilian Journal of Development, 7(5), 46228–46237. https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29495

Issue

Section

Original Papers