Matemática e literatura: construindo e ampliando saberes / Mathematics and literature: building and expanding knowledge

Authors

  • Diana Patricia Ferreira de Santana Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Neide Biodere

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29512

Keywords:

Matemática, Literatura, Multiletramento, Interdisciplinaridade.

Abstract

O objetivo desse texto é motivar a elaboração de atividades matemáticas a partir de um contexto literário para atender às exigências de multiletramento sob a égide de uma proposta plural e interdisciplinar de educação. Compreende-se o multiletramento como a multiplicidade cultural que, na atividade educativa, adquire sentidos e significados diversos. A matemática é uma liguagem cujo aprendizado está subordinado à língua ordinária, mas não pode, todavia, confundir-se com ela, pois aquela possui a sua própria gramática. Compreender a estrutura e funcionamento da linguagem em diferente contextos é apoderar-se de uma prática discursiva social e, por essa razão, a perspectiva do multiletramento exige do professor a preocupação com a equidade e o respeito à diversidade social, cultural e o abandono de noções preestabelecidas. Torná-la efetiva requer transpor os limites das crenças pedagógicas cristalizadas em práticas monolíticas. Pensar na elaboração de um material didático aliando a matemática à literatura visa, entre outras coisas, ampliar saberes e construir um repertório mais conceitual e abstrato; além de humanizar a disciplina, quase sempre estigmatizada como complexa e difícil.

References

ABBOTT, E. A. (1884). Flatland: A Romance of many dimensions.

http://groups.google.com/group/digitalsource. Consultado 14/12/2016.

AGUIAR, Vera Teixeira de. O leitor competente à luz da teoria literária. In: Revista Tempo

Brasileiro, Rio de Janeiro, 124:23/34, Jan. – mar., 1996.

ALIGUIERI, Dante. A Divina Comédia. 4.ed. São Paulo: Editora 34, 1998.

______. A Divina Comédia. Trad. Cristiano Martins. São Paulo: Editora Itatiaia / Editora da Universidade de São Paulo, 1979.

BORDINI, Maria da Glória; AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura – a formação do leitor.

Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988.

CÂNDIDO, Antônio. Vários escritos. 5 ed. Rio de Janeiro: Ouro Sobre Azul, 2011.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Trad. Waltensir Dutra. 3 ed. São

Paulo: Martins Fontes, 1997.

LOVECRAFT, H. P. Through the gates of the silver key. In. Complete Works. Delphi classics, 2013.

JAUSS, Hans Robert. A história da literatura como provocação à teoria literária. Trad. de Sérgio Tellaroli. São Paulo: Ática, 1994.

KÜGLER, Hans. Níveis de Recepção Literária no Ensino. Literatur under komunikation. Stuttgart: Ernest Keett, 1971. Tradução livre de Carlos E. Fantinati. In: MARTHA, Alice Áurea Penteado e outros. O ensino da literatura. Relatório de pesquisa, 1987.

ROJO, Roxane H. R. Pedagogia dos multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane Helena Rodrigues; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012, p. 11-32.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Philosophical Investigations. Trad. G. E. M. Ascombe, P. M. S. Hacker & Joachim Schulte. Hong Kong: Wiley-Blackwell, 2009.

Published

2021-06-07

How to Cite

de Santana, D. P. F., & Biodere, N. (2021). Matemática e literatura: construindo e ampliando saberes / Mathematics and literature: building and expanding knowledge. Brazilian Journal of Development, 7(5), 46349–46357. https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29512

Issue

Section

Original Papers