Oportunização do contato pele a pele e amamentação na primeira hora de vida durante cesariana: um relato de experiência por residentes de enfermagem Opportunizing skin-to-skin contact and breastfeeding in the first hour of life during cesarean section: an experience report by nursing residents

Authors

  • Pablo Nascimento Cruz
  • Waleska Lima Alves Simas
  • Raylene Frazão Lindoso
  • Beatriz Duailibe Alves
  • Valdiclea de Jesus Veras
  • Cibele Silva Lima
  • Francisca Maria da Silva Freitas
  • Rose Mary Soares Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29765

Keywords:

Contato, Parto cesariano, Amamentação, Assistência.

Abstract

INTRODUÇÃO: O contato pele a pele (CPP) do recém-nascido (RN) no pós-parto compreende a viabilização de contato precoce entre a mãe e seu filho. Essa conduta se mostra extremamente benéfica para o binômio a curto e a longo prazo, principalmente por facilitar o aleitamento materno (AMA) na primeira hora de vida, favorecer a dequitação da placenta e reduzir o sangramento. A política IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança), institui o contato pele a pele como o 4º passo para o sucesso da amamentação. OBJETIVO: Relatar a experiência de residentes de Enfermagem na viabilização do contato pele a pele e aleitamento na primeira hora de vida durante a cesariana. METODOLOGIA: Este estudo compreende um Relato de Experiência sobre a realidade vivida pelos Residentes de Enfermagem de um Hospital Universitário Nordestino, ao oportunizar o contato pele a pele entre mãe e neonato e AMA na primeira hora de vida ainda na sala operatória (SO). RESULTADOS: Inicialmente explicava-se para as mães sobre os benefícios do CPP e da sua possibilidade durante o parto cesariano, após isso se indagava sobre sua aceitação, em caso positivo, após extração fetal e bom estado da mãe e do neonato, partia-se ao seu posicionamento em contato pele. Com isso foi possível perceber o estabelecimento de vínculo entre mãe e RN, maior satisfação com a assistência, execução dos reflexos de busca e sucção e respectiva pega ao seio materno na primeira hora de vida. As dificuldades encontradas para estabelecimento do mesmo foram a rotina instável do setor, o contexto cirúrgico e a demanda de pessoal. CONCLUSÃO: É comprovadamente de grande valia para o binômio mãe-bebê a assistência ao parto em observância a essa prática, atentando para a necessidade de arranjos organizacionais para tal. 

References

APOLINÁRIO, Débora et al. Práticas na atenção ao parto e nascimento sob a perspectiva das puérperas. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, v. 17, n. 1, 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes. Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

BRASIL. Ministério da Saúde. Programa de humanização no pré-natal e nascimento: informações para gestores e técnicos. Brasilia, 2000.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.459, de 24.06.2011. Institui, no âmbito

do Sistema Único de Saúde - SUS - a Rede Cegonha. Brasília, DF, 24 junho de 2011

FERRARI, Anna Paula et al. Efeitos da cesárea eletiva sobre os desfechos perinatais e práticas de cuidado. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 20, n. 3, p. 879-888, 2020.

JUNG, Silvana Mendes; RODRIGUES, Fernanda Araujo; HERBER, Silvani. Contato pele a pele e aleitamento materno: experiências de puérperas. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, [S.L.], v. 10, n. 1, p. 1-8, 23 out. 2020.

PEREIRA, Celia Regina Vianna Rossi et al. Avaliação de fatores que interferem na amamentação na primeira hora de vida. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 16, p. 525-534, 2013.

PILLEGI, Maria Cristina et al. A amamentação na primeira hora de vida e a tecnologia moderna: prevalência e fatores limitantes. Einstein, v. 6, n. 4, p. 467-72, 2008.

SACO, Márcia Carneiro et al. Contato pele a pele e mamada precoce: fatores associados e influência no aleitamento materno exclusivo. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 28, 2019.

SANTOS, Luciano M. et al. Vivenciando o contato pele a pele com o recém-nascido no pós-parto como um ato mecânico. Revista Brasileira de Enfermagem, v. 67, n. 2, 2014.

World Health Organization. Guideline: protecting, promoting and supporting breastfeeding in

facilities providing maternity and newborn services. WHO [Internet] 2017 [acesso 2018 Mai 26]. Disponível em: http://www.who.int/nutrition/publications/guidelines/breastfeeding-facilitiesmaternity-newborn/en/

Published

2021-06-07

How to Cite

Cruz, P. N., Simas, W. L. A., Lindoso, R. F., Alves, B. D., Veras, V. de J., Lima, C. S., Freitas, F. M. da S., & Ribeiro, R. M. S. (2021). Oportunização do contato pele a pele e amamentação na primeira hora de vida durante cesariana: um relato de experiência por residentes de enfermagem Opportunizing skin-to-skin contact and breastfeeding in the first hour of life during cesarean section: an experience report by nursing residents. Brazilian Journal of Development, 7(5), 48411–48420. https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.29765

Issue

Section

Original Papers