Isolamento de leveduras que hidrolisam pentoses em cascas de eucalipto como subsídio à produção de bioetanol / Isolation of yeasts that hydrolyze pentoses in the eucalyptus bark as a subsidy to bioethanol production

Authors

  • Diana Marques Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Juliana Rocha de Meira Pires
  • Vinícius Orlandi Barbosa Lima
  • Paulo Henrique Grazziotti
  • Andrezza Mara Martins Gandini
  • Caique Menezes de Abreu
  • Roberta de Vasconcelos Ramires
  • Vivian Machado Benassi

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.30036

Keywords:

biomassa lignocelulósica, fermentação, resíduos florestais.

Abstract

A crescente aceitação dos biocombustíveis no mercado mundial baseia-se na alternativa aos problemas associados com a exploração e o esgotamento dos combustíveis fósseis, e a redução da poluição ambiental. Anualmente, grandes quantidades de resíduos são geradas pelo setor agrícola ou agroflorestal, e, em muitos casos, o destino aplicado a esse material é inapropriado, o que causa uma perda significativa do potencial energético. Esta pesquisa teve como objetivo utilizar a casca de duas espécies de Eucalyptus spp., para isolar e selecionar leveduras com potencial na fermentação de pentoses para a produção de bioetanol. As amostras das cascas de eucalipto foram obtidas a partir de duas espécies: Eucalyptus cloesiana e o híbrido Eucalyptus urograndis (Eucalyptus urophylla x Eucalyptus grandis), os fragmentos da casca do vegetal foram retirados a partir de duas alturas distintas. O isolamento dos microrganismos foi realizado em triplicata, sob agitação em incubadora orbital. Alíquotas da suspensão de microrganismos foram utilizadas para preparar três diluições seriadas até a proporção de 1:1.000. Partes dessas diluições foram colocadas em placas de petri contendo meio sólido YEPX (extrato de levedura, peptona e xilose) acrescido do antibiótico cloranfenicol. O crescimento dos microrganismos em meio à base de xilose evidencia o potencial dos mesmos em metabolizar esse açúcar. Foram isolados sete microrganismos, sendo que a levedura L4 foi encontrada apenas no E. cloesiana e as leveduras L1 e L5 foram as mais frequentes nas amostras de E. urograndis. As cascas de eucalipto são resíduos promissores tanto para cultivo e isolamento de leveduras eficientes na conversão dos açúcares em álcool e por isso são substratos com potencial  de uso na produção de bioetanol de segunda geração.

References

BRAGATTO, J. Avaliação do potencial da casca de Eucalyptus spp. para a produção de bioetanol. 2010. 154 f. Tese (Doutorado em Ciências, Fisiologia e Bioquímica de Plantas) - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, 2010.

CARRION, L. M. Isolamento de leveduras fermentadoras de pentoses e suas aplicações na produção de xilito e etanol a partir do licor negro proveniente do processo kraft de extração da celulose. 2011. 65 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia e Ciência de Alimentos) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, São José do Rio Preto, 2011.

CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) Acompanhamento da safra brasileira de. V.6 - SAFRA 2019/20 - N.3 - Terceiro levantamento | DEZEMBRO 2019. Monitoramento agrícola – Cana-de-açúcar. Disponível em: < https://www.conab.gov.br/info-agro/safras/cana >. Acesso em 18. Jan 2020.

CONCEIÇÃO, T. A. Estudo da produção de enzimas ligninolíticas por fungos Agaricomycetes cultivados em resíduos Agro-industriais do estado da Bahia. 2010. 93 f. Dissertação (Mestrado em Biotecnologia) - Universidade Estadual de Feira de Santana, Feira de Santana, 2010.

COSTA, E. M. da; SILVA, H. F.; RIBEIRO, P. R. de A. Matéria orgânica do solo e o seu papel na manutenção e produtividade dos sistemas agrícolas. Enciclopédia Biosfera, Goiânia, v. 9, n. 17, p.1842-1860, 01 dez. 2013.

FERREIRA, L. L. Isolamento e caracterização de leveduras fermentadoras de D- xilose e produtoras de xilanases associadas a madeira e bagaço de cana em decomposição. 2010. 39 f. Monografia (Especialização em Microbiologia) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2010.

MARTINI, C. Isolamento, identificação e caracterização de linhagem de levedura quanto ao crescimento e fermentação utilizando meios sintéticos com pentoses e hidrolisado de bagaço de cana-de-açúcar. 2014. 121 f. Tese (Doutorado em Microbiologia Aplicada) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Biociências de Rio Claro, Rio Claro, 2014.

PEREIRA, B. F. Produção de bioetanol a partir do material celulósico e hemicelulósico. 2011. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Tecnologia em Biocombustíveis) – Faculdade de Tecnologia de Araçatuba, Araçatuba, 2011.

SILVA, D. B. et al. Estudo comparativo da atividade de celulases fungicas induzidas por substratos de serragem de eucalipto e palha de arroz. Evidência, Joaçaba, v. 14 n. 2, p. 155-170, jul./dez. 2014.

SILVA, N. L. C. Produção de bioetanol de segunda geração a partir de biomassa residual da indústria de celulose. 2010. 109 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio deJaneiro, 2010.

VÁSQUEZ, M. P. Desenvolvimento de processo de hidrólise enzimática e fermentação simultâneas para a produção de etanol a partir de bagaço de cana- de-açúcar. 2007. 205 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, Rio de Janeiro, 2007.

Published

2021-06-07

How to Cite

Silva, D. M., Pires, J. R. de M., Lima, V. O. B., Grazziotti, P. H., Gandini, A. M. M., de Abreu, C. M., Ramires, R. de V., & Benassi, V. M. (2021). Isolamento de leveduras que hidrolisam pentoses em cascas de eucalipto como subsídio à produção de bioetanol / Isolation of yeasts that hydrolyze pentoses in the eucalyptus bark as a subsidy to bioethanol production. Brazilian Journal of Development, 7(5), 50226–50238. https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.30036

Issue

Section

Original Papers