Memórias gastronômicas do curso superior de tecnologia em gastronomia do UNICEUB/ Gastronomic memories from the technology course in gastronomy at UNICEUB

Authors

  • Marina Noro dos Santos
  • Alessandra Santos dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.30088

Keywords:

Papel Social, Gastronomia, Construção de Memória.

Abstract

A presente pesquisa foi realziada a fim de registrar a memória gastronômica e gustativa do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia do UniCEUB, procurando construir as  singularidades e simbolismos do processo de trabalho prático exercido ao longo do período de formação dos discentes. Para que o objetivo fosse alcançado, o método utilizado foi a pesquisa documental e bibliográfica, bem como um estudo etnográfico nos protocolos de experimentos, que são utilizados nas aulas práticas como ferramenta pedagógica do curso. As entrevistas com docentes, alunos egressos e matriculados, auxiliaram para desvendar a memória gastronômica e gustativa do curso, por meio, de análise de conteúdo que expressaram nos resultando qualitativo e quantitativos da formação dos docentes e suas influências sobre os discentes, onde os simbolismos apresentam a maneira coletiva de afetividade e a valorização do patrimônio culinário, transcendendo a visão biológica ou a materialidade do alimento. Tema relevante, não só para o Curso em questão, mas para a identificação posterior do papel transformador realizado pela formação acadêmica na área da gastronomia, em um destino de grande importância no cenário nacional.

References

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rebaleis. São Paulo: Hucitec, 1987.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 10. Ed., São Paulo: Brasiliense, 1996. Obras Escolhidas, v. 1.

BERGSON, Henri. Matéria e memória. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BERGSON, Henri. Memória e Vida: textos escolhidos. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BERNARDO, Teresinha. Memória em branco e negro: olhares sobre São Paulo. São Paulo: Editora UNESP, 1998.

BONIM, A, A.: ROLIM, M. do C. Hábitos alimentares: tradição e inovação. Boletim de Antropologia. Curitiba, Universidade Federal do Paraná, Departamento de Antropologia, 1991.

BOURDIEU, P. Esboço de uma sociologia da prática. In: ORTIZ, R. Pierre Bourdieu: Sociologia, São Paulo: Ática, 1983. Coleção Grandes Cientistas Sociais.

BRASIL. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. É um guia de informações sobre o perfil de competências do tecnólogo. Ele apresenta a carga horária mínima e a infraestrutura recomendada para cada curso. Disponível em: <http://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 02 dez. 2014.

BRASIL. Instituições de Educação Superior e Cursos Cadastrados. Portal do E-Mec. Disponível em: < http://emec.mec.gov.br/>. Acesso em: 02 dez. 2014.

BRILLAT-SAVARIN, J. A. A fisiologia do gosto. São Paulo: Cia das Letras, 1995.

CAMPORESI, P. No século 18, jesuítas só queriam chocolate. Folha de São Paulo - Caderno Ilustrada. São Paulo, 2 de ago. 1996

CANESQUI, A.M. Antropologia e alimentação. Revista saúde pública. São Paulo, v. 22, 1988

CONCONE, M. H. Villas Boas. Lendo os jornais - a memória cristalizada. VI Reunião da Anpocs. Águas de São Pedro: Mimeo, 1983

COOPER, D. R.; SHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 7. ed. Porto Alegre: Bookman, 2003.

DEMO, P. Pesquisa e informação qualitativa: aportes metodológicos. Campinas: Papirus, 2001.

DUARTE, J. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, J.; BARROS, A.[Òrg.] Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. São Paulo: Atlas, 2005.

ECLÉA BOSI. Memória e sociedade - lembranças de velhos, Companhia das Letras, 2004.

FISCHLER, Claude. El (h)omnívoro. Editorial Anagrama, Barcelona, 1995.

FRANCO, Ariovaldo. De caçador a gourmet: uma história da gastronomia – 3º Ed. Revista e Ampliada. São Paulo: Editora Senac, 2004.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de conteúdo. 2. Ed. Brasília: Líber Livro Editora, 2005.

FREIRE, Fábio. Segredos da cozinha asiática. In: Diário do Nordeste – Caderno 3, Fortaleza, 2008. Disponível em: . Acessado em: 27 set. 2012.

FREIXA, D.; CHAVES, G. Gastronomia no Brasil e no mundo. Rio de Janeiro: Senac Nacional, 2008.

GOVERNO DO DISTRITO FEDERAL. Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Invista em Brasília: Capital do Brasil, Cidade Criativa e Sustentável do Século XXI 5. Disponível em: http://www.wbrasilia.com/investimentos/gdf.pdf. Acesso em: 01/09/2014.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro Editora, 2006.

KANDEL, L. Reflexões sobre o uso da entrevista, especialmente a não-diretiva, e sobre as pesquisas de opinião. In: THIOLLENT, M. J. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 2. Ed. São Paulo: Polis, 1981.

LEAL, M. L. de M. S. A história da gastronomia. Rio de Janeiro: Ed. SENAC Nacional, 1998.

LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural. Rio de Janeiro: Biblioteca Tempo Universitário, 1996.

MATTAR, F. N. Pesquisa de marketing. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

MONTANARI, M. Comida como cultura. São Paulo: SENAC, 2008.

PEIRANO, M. A favor da etnografia. Série Antropologia. Brasília, Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Antropologia, v. 130, 1992.

VETTORASSI, A. “Mapas Afetivos: Reflexão sobre memórias e identidades temporais e especiais”. In: Brazilian Journal of Development, vol. 6, n.7. 2020. P.52811-52828.

WOORTMANN, K. (Coord.) Hábitos e ideologias alimentares em grupos sociais de baixa renda. In.: Relatório mimeografado do conjunto de trabalhos produzidos pela equipe do programa de pós-graduação em Antropologia Social do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, participando do projeto "Hábitos alimentares em camadas de baixa renda", convênio FINEP e Fundação da Universidade de Brasília, 1978.

YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005.

Published

2021-06-07

How to Cite

Santos, M. N. dos, & Santos, A. S. dos. (2021). Memórias gastronômicas do curso superior de tecnologia em gastronomia do UNICEUB/ Gastronomic memories from the technology course in gastronomy at UNICEUB. Brazilian Journal of Development, 7(5), 50667–50683. https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.30088

Issue

Section

Original Papers