O valor da pluralidade cultural e o currículo cscolar na concepção do professor / El valor de la pluralidad cultural y el currículo escolar en el diseño del profesorado

Authors

  • Benjamim Machado de Oliveira Neto

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-010

Keywords:

Pluralidade cultural. Currículo escolar. Concepção do professor.

Abstract

A pesquisa busca elaborar um estudo acerca do tema o valor da pluralidade cultural e o currículo escolar na concepção do professor, para o qual foi desenvolvido um roteiro de entrevista para ser aplicado a um professor de uma escola de Ensino Fundamental I, em uma instituição denominada de Raimundo Marques de Almeida, na cidade de Quixadá, no interior do Ceará. O principal objetivo é de fazer uma análise sobre a importância do currículo de valorizar a diversidade, a igualdade e a inclusão, o que mostra a função do educador no momento de construir o saber relacionado aos valores, às crenças, à identidade de gênero e às relações étnico-raciais. Discutir sobre a ação pedagógica não abordar somente o conteúdo das matérias, mas que a sala de aula é um local que tem pessoas de vários grupos sociais e que cada um apresenta uma identidade. Refletir acerca da instituição rever as práticas e os métodos que solucione a exclusão no contexto escolar. A metodologia utilizada teve como fundamento a investigação bibliográfica, documental e a entrevista semiestruturada com um professor do colégio em questão. As literaturas estão ligadas a um conjunto de estudiosos e profissionais, sendo eles: André (2012); Apple (1999); Moreira e Silva (1994); Morin (2002). Nos dias atuais, o assunto pluralidade cultural está ganhando mais espaço e se tornando uma expressão usada em diversos setores do meio social, e nota-se que é possível identificar a existência do processo de mudança e transformação que abrange o ambiente familiar, a escola, o trabalho, a televisão e a internet. Por isso, a discussão em torno da diversidade vem preenchendo a uma parte considerável dos espaços da sociedade, pois cada pessoa é diferente e possui uma identidade, sendo um assunto que engloba, principalmente, a relação entre a escola e alunos.

 

 

References

ANDRÉ, João Maria. Multiculturalidade, identidades e mestiçagens: o diálogo intercultural nas ideias, na política, nas artes e na religião. Lisboa: Ed. Palimage, 2012.

APPLE, Michael W. Repensando ideologia e currículo. In: Moreira, Antonio Flavio Barbosa e Silva, Tomaz Tadeu [et. Al.] (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. Tradução de Maria Aparecida Batista. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1999.

DA MATA, Roberto. O que faz o Brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

HALL, Stuart. A identidade na Pós-Modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, editora, 1999.

LEI DE DIRETRIZES E BASE DA EDUCAÇÃO NACIONAL, LDB 9394/1996. Artigo 26. Brasília: 1996.

MOREIRA, Antonio Flavio; SILVA, Tomaz Tadeu da (orgs.). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.

MORIN, Edgar. O método. A humanidade da humanidade. Porto Alegre: Sulina, 2002.

PLANALTO. Lei n 10.639, de 9 de Janeiro de 2003. Brasília, 2003. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/L10.639.htm > Acesso em: 15 de Outubro de 2018.

SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (org. e trad.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000. p. 73-102.

Published

2019-09-05

How to Cite

Neto, B. M. de O. (2019). O valor da pluralidade cultural e o currículo cscolar na concepção do professor / El valor de la pluralidad cultural y el currículo escolar en el diseño del profesorado. Brazilian Journal of Development, 5(9), 13764–13779. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-010

Issue

Section

Original Papers