Um olhar metodológico sobre os planos de estudos / A methodological look at study plans

Authors

  • Giselda Mesch Ferreira da Silva
  • Simone Kath Tomaschewski

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.30388

Keywords:

Planos de Estudos, Metodologia, Proposta Pedagógica.

Abstract

O texto é fruto de trabalho acadêmico construído no componente curricular Laboratório de Planejamento da Prática em Gestão, do Mestrado Profissional em Educação, da Universidade Federal do Pampa, campus Jaguarão, a partir da necessidade do grupo de registrar, através de um e-book, os percursos metodológicos que embasam cada projeto de intervenção defendido pelos/as mestrandos/as matriculados/as no referido componente que integra a Linha de Pesquisa 2, Política e Gestão da Educação. O componente curricular supracitado tem como foco a “qualificação das práticas de profissionais da educação que atuam na gestão de sistemas de ensino, em diferentes instâncias e âmbitos”. As mestrandas contam, detalhadamente, os caminhos que trilharam para chegar ao Mestrado Profissional, bem como o obstáculo epistemológico apreendido e que culminou na definição da pesquisa científica, os métodos e técnicas escolhidos para intervenção, atendendo ao objetivo do componente curricular que é "Refletir criticamente sobre temáticas referentes à gestão e à política educacional, a partir de situações teórico-práticas dos/as mestrandas/as em espaços da Educação Básica, a fim de enriquecer os projetos de intervenção dos/as mesmos/as".

References

ALBUQUERQUE, Fernanda Medeiros de; GALIAZZI, Maria do Carmo. A formação de professores em Rodas de Formação. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. v. 92, n. 231, p. 386-398, 2011.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa Qualitativa com Texto, Imagem e Som:

um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002,

FERNANDES, B. M.; CERIOLI, PL. R.; CALDART, R. S. Primeira conferência nacional “Por uma Educação Básica do Campo”. In: ARROYO, M. G.; CALDART,

R. S.; MOLINA, M. C. (Orgs.). Por Uma educação do campo. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. 3.ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 1980.

GALIAZZI, Maria do Carmo; COLARES, Ioni Gonçalves. Comunidades Aprendentes de professores: o PIBID na FURG. Ijuí: Unijuí, 2013.

GASKEL, G. Entrevistas individuais e grupais. In: GASKEL, G.; BAUER, M. W. (Org). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 64 – 89.

GIL, Antonio Carlos. Didática do Ensino Superior. São Paulo: Atlas, 2010.

PERRENOUD, P. Práticas Pedagógicas Profissão Docente e Formação – Perspectivas Sociológicas. Lisboa, Publicações Dom Quixote. Instituto de Inovação Educacional, 1993.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

SAVIANI, Nereide. Saber Escolar, currículo e didática: problemas da unidade conteúdo/método no processo pedagógico. Campinas, SP. Autores Associados, 2003.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. São Paulo: Cortez,1985. ZABALZA, Maurice. Diários de classe. Porto: Porto Editora, 1994.

Published

2021-06-07

How to Cite

da Silva, G. M. F., & Tomaschewski, S. K. (2021). Um olhar metodológico sobre os planos de estudos / A methodological look at study plans. Brazilian Journal of Development, 7(5), 52465–52473. https://doi.org/10.34117/bjdv.v7i5.30388

Issue

Section

Original Papers