Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student's look at the pedagogy course

Authors

  • Maria Dolores de Oliveira Soares Pinto
  • Francisca Adma de Oliveira Martins
  • Deolinda Maria Soares de Carvalho
  • Nayra Suelen de Oliveira Martins

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-024

Keywords:

Ensino Superior. Inclusão Escolar do Surdo. Comunicação. Intérprete.

Abstract

Este estudo apresenta os resultados de uma pesquisa referente ao processo de inclusão do aluno surdo no ensino superior. Aqui, apresenta-se a primeira parte dirigida ao aluno surdo. Objetiva identificar e analisar as especificidades de formação acadêmica de alunos surdos no Curso de Pedagogia da Ufac, campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, bem como as dificuldades e desafios enfrentados por estes estudantes na dinâmica pedagógica inclusiva, vivenciadas na academia. Busca responder a seguinte problemática: como se dá o processo de inclusão do aluno surdo no curso de Pedagogia do campus Floresta? E às seguintes questões de estudo: quais os principais obstáculos enfrentados por esse aluno na vivência cotidiana acadêmica? Quais as estratégias utilizadas pelos alunos surdos para a superação desses obstáculos? Quais ações estratégicas a universidade tem oferecido ao aluno surdo como suporte para sua formação acadêmica? A pesquisa se insere em uma abordagem qualitativa, de cunho descritivo e apresenta informações extraídas de entrevistas semiestruturadas, gravadas em áudio e vídeo, posteriormente, transcritas. Os sujeitos colaboradores foram dois alunos surdos, escolhidos por serem os primeiros surdos a frequentarem as salas de aulas de um curso do Campus Floresta.  A análise dos dados utilizou unidades de sentido e significado (MINAYO, 1994).  O estudo tem como base autores como: Coutinho (2004), Skliar (1997) e Fonseca (2004). Como resultado, a pesquisa mostra que o maior desafio apresentado pelos alunos tem sido a comunicação.  Este fator aponta para a importância da presença constante do intérprete, em diferentes espaços acadêmicos, para além da sala de aula, como suporte às ações educativas e na mediação entre o surdo, seus pares, os professores e os demais sujeitos presentes na instituição. 

 

 

References

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília.

____. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: CORDE, 1994.

COUTINHO, M. D. M. C. A Mediação de Esquemas na Resolução de Problemas de

Matemática por Estudantes Surdos. In: Espaço, Rio de Janeiro, n. 21, p. 54-62, jan./jun. 2004.

FONSECA, V. Tendências futuras da educação inclusiva. In: STOBAUS, C. D., MOSQUERA, J. J. M. Educação Especial: em direção à educação inclusiva. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.

LÜDKE, M. e ANDRÉ. M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU,1986.

MINAYO, M.C. de S. (Org.) et al. Pesquisa social, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.

SKLIAR, C. Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em Educação Especial. Porto Alegre: Mediação, 1997.

UNICEF. Declaração mundial sobre educação para todos. Jomtien, 1990. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/resources_10230.htm. Acesso em 30 de maio de 2017.

Published

2019-09-06

How to Cite

Pinto, M. D. de O. S., Martins, F. A. de O., Carvalho, D. M. S. de, & Martins, N. S. de O. (2019). Formação docente e inclusão escolar: o olhar do aluno surdo sobre o curso de pedagogia / Teacher education and school inclusion: a deaf student’s look at the pedagogy course. Brazilian Journal of Development, 5(9), 14000–14016. https://doi.org/10.34117/bjdv5n9-024

Issue

Section

Original Papers