A relação obra e autor e o estudo da angústia em limite branco, de Caio Fernando Abreu / Work and author relationship and the study of anguish in limite branco, by Caio Fernando Abreu
Abstract
No romance Limite Branco, de Caio Fernando Abreu (2014), o personagem Maurício se apresenta como um adolescente intimista, de uma aparência fraca, débil e quase doente, que enfrenta as aflições de um indivíduo abjeto se comparado aos demais de sua espécie masculina. São as memórias que, de certa forma o aprisionam. Trata-se de um romance de formação (Bildungsroman) marcado por uma angústia tão palpável que chega a doer naqueles que o leem. O objetivo deste trabalho, que enquadra-se em estudos de crítica literária, se interessa pela construção identitária de Maurício. Como fundamentação teórica, optamos pelas discussões orientadas por Chauí (1987), Ussel (1980), Kiekerkaard (2013) e Freud (2014a; 2014b), seguindo uma metodologia da crítica literária, numa perspectiva pós-moderna (SOUSA SANTOS, 2002), o que nos permite utilizar outras áreas das ciências para melhor compreender o fenômeno estudado. Ao final, percebemos que autores distintos, em momentos distintos – inclusive da história e de experiências de vida – podem representar personagens que falem dos problemas cotidianos de qualquer época, como é o caso de Maurício e seu autor, Caio Fernando Abreu.
Keywords
Full Text:
PDF (Português (Brasil))References
ABREU, Caio Fernando. Limite branco. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2014.
CAVALCANTE, Bárbara Kesley S. Identidade e gênero no romance de formação contemporâneo: uma leitura de Niketch – uma história de poligamia, de Paulina Chiziane. 2019. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) – Curso de Letras, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral/CE.
CHAUÍ, Marilena. Repressão sexual: essa nossa (des)conhecida. 10. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987.
FOUCAULT, Michael. História da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1997.
_____. Microfísica do poder. 23.ed. São Paulo: Graal, 2004.
FREUD, Sigmund. Luto e melancolia. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 14). Rio de Janeiro: Imago, [1915/1917], 1969.
_____. Conferência XXV. In _____. Conferências introdutórias sobre psicanálise. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 16). Rio de Janeiro: Imago, [1916/1917], 1976.
_____. Totem e tabu. Rio de Janeiro: Imago, [1913]2006.
_____. Um caso de histeria, três ensaios sobre a sexualidade e outros trabalhos. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol. 7). Rio de Janeiro: Imago, [1901/1905], 2014a.
_____. Introdução ao narcisismo, ensaios de metapsicologia e outros textos (1914-1916). São Paulo: Companhia das Letras, 2014b.
KIEKERGAARD, Søren A. Migalhas filosóficas. Petrópolis: Vozes, 1993a.
KIEKERGAARD, Soren. O conceito de angústia. Lisboa: Hemus editora, 1968.
_____. Post-scriptum conclusivo não científico às migalhas filosóficas. Milano: Sansoni Editori, 1993b.
_____. O conceito de angústia. 3. ed. (Trad. João Lopes Alves. Santa Maria de Lamas.). Editoria Vozes, 2013.
LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela: edição com manuscritos e ensaios inéditos. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
LOYOLA, Maria Andréa. (Org.). A sexualidade nas ciências humanas. Rio de Janeiro: Editora UERJ, 1999.
ROHDE, Larissa. The network of intertextual relations in Naipaul’s half a life and magic seeds. 2005. 245 f. Dissertação (Mestrado em Letras) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre/RS.
SOUSA SANTOS, Boaventura de. Introdução a uma ciência pós-moderna. Porto: Edições Afrontamento, 2002.
USSEL, Jos Van. Repressão sexual. 1.ed. Rio de Janeiro: Campus Ltda., 1980.
DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-003