Aplicação da matriz SWOT em uma indústria de fabricação de alimentos para animais no município de Quixeramobim, Ceará / Application of the SWOT matrix in an animal food manufacturing industry in the municipality of Quixeramobim, Ceará

Authors

  • Patricia Brasil dos Santos
  • Dálete de Menezes Borges
  • José Willamy Ribeiro Marques
  • Rildson Melo Fontenele

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-130

Keywords:

ameaças externas potenciais, forças potenciais internas, fraquezas potenciais internas, oportunidades externas potenciais.

Abstract

A Matriz SWOT de pesquisa e análise, também conhecida no Brasil como análise FOFA é uma das ferramentas mais utilizadas na gestão estratégica competitiva. O resultado dessa análise vai ajudar a identificar quais os fatores internos e externos às empresas e organizações que requerem atenção e que devem ser trabalhados. Diante disso, objetivou-se com o seguinte trabalho aplicar a Matriz SWOT em uma indústria destinada a produção de alimentos para animais no município de Quixeramobim, Ceará. Foi realizada uma entrevista com 45 funcionários de uma empresa de alimentação animal, utilizando um questionário da Matriz SWOT de pesquisa e análise. Os dados obtidos foram tabulados em planilhas do programa Excel, e posteriormente utilizados para gerar gráficos setoriais para a análise descritiva das opções marcadas entre “sim” e “não” de cada pergunta do questionário. Observou-se com os gráficos referentes a forças internas potenciais, que a maioria dos percentuais de cada pergunta teve uma resposta positiva. Já os gráficos referentes a fraquezas internas potenciais, foi observado que a maioria dos percentuais de cada pergunta obteve resposta negativa. Para os gráficos referentes a oportunidades externas potenciais, das 15 (quinze) perguntas destacadas no questionário, 60% destas resultou positivamente para oportunidades externas. Por último, os gráficos referentes a ameaças externas potenciais, das 12 (doze) perguntas realizadas, 75% destas resultaram em maior percentual negativo. Diante disso, conclui-se que a empresa tem como força interna uma marca bem conhecida, como maior fraqueza interna a pouca habilidade de marketing, e para as oportunidades externas a maior é a abertura de mercados externos, e por fim, a maior ameaça externa que a empresa tem é o surgimento de novas tecnologias.

References

CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento Estratégico: fundamentos e aplicações. 1ed. 13 tiragem. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

DAYCHOUW, M. Ferramentas e Técnicas de Gerenciamento. 3ed. Rio de Janeiro: Brasport, 2007.

EMBRAPA. Nutrição animal. 2017. Disponível em: <http://nutricao-animal.info/>. Acesso em: 08 mai 2021.

FERRELL, O. C.; HERTLINE, M. D. Estratégia de Marketing. 4ed. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

PORTAL ADIMINISTRAÇÃO. Análise swot: conceito e aplicação. Disponível em: <http://www.portal-administracao.com/2014/01/analise-swot-conceito-e-aplicacao.html>. Acesso em: 08 mai 2021.

VIEIRA NETO, V. R. Relatório de estágio supervisionado: acompanhamento dos processos administrativos e das variáveis relacionadas à Matriz SWOT aplicada em uma loja de produtos agropecuários no município de Pedra Branca-CE. Faculdade de Tecnologia Centec Sertão Central, 2016.

Published

2021-06-08

How to Cite

Santos, P. B. dos, Borges, D. de M., Marques, J. W. R., & Fontenele, R. M. (2021). Aplicação da matriz SWOT em uma indústria de fabricação de alimentos para animais no município de Quixeramobim, Ceará / Application of the SWOT matrix in an animal food manufacturing industry in the municipality of Quixeramobim, Ceará. Brazilian Journal of Development, 7(6), 55756–55768. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-130

Issue

Section

Original Papers