Representações sociais: uma análise preliminar do perfil profissional do estudante de psicologia da unifimes / Social representations: a perliminary analysis of the professional profile of the unifimes psychologist student

Eleno Marques de Araújo, Ramon Junior Santos da Costa

Abstract


 O ensino superior, atualmente, é considerado a porta de entrada para uma vida promissora, em uma carreira escolhida, a ser trilhada por todos que almejam um trabalho profissional, a partir da formação acadêmica. Diante da construção imagética em torno dos cursos de graduação, há pessoas que se esmeram em conciliar seu tempo entre trabalho, vida social e os estudos. A partir deste contexto, este ensaio resulta de uma análise das representações sociais dos estudantes do curso de Psicóloga da UNIFIMES e o perfil profissional que almejam alcançar. Procurou-se identificar aspectos importantes que contribuam com a formação dos psicólogos, utilizando como base alguns referencias teóricos da Teoria das Representações Sociais, o Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia (PPC), mas, sobretudo, um questionário aplicado aos sujeitos participantes.


Keywords


Ensino, Formação, Psicologia, Representações sociais.

References


BRASIL (Estado). Constituição (2016). Ppc nº 6-A, de 2016. Projeto Pedagógico do Curso de Psicologia 2016/1: BACHARELADO E LICENCIATURA. 42. ed. Mineiros, GO, 2016. p. 01-268.

SÁ, Celso Pereira de. A construção do Objeto de Pesquisa em Representações Sociais. Rio de Janeiro: Uerj, 1998. 110 p.

SANTOS, Maria de Fátima de Souza. Representação social e a relação indivíduo-sociedade. Temas psicol., Ribeirão Preto, v. 2, n. 3, p. 133-142, dez. 1994. Disponível em: . Acessos em 26 jan. 2019.

SPINK, Mary Jane P.. O Conceito de Representação Social na Abordagem Psicossocial. Sociedade Brasileira de Psicologia, Rio de Janeiro, p.300-308, jun. 1993. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2018.




DOI: https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-344

Refbacks

  • There are currently no refbacks.