Modelos atômicos no ensino regular: uma aula voltada para alunos surdos / Atomic models in regular education: a classroom for deaf students

Authors

  • Maciel Rocha Martírios
  • Antônio Marcelo Silva Lopes
  • Márcia Maria Teixeira
  • Poliana de Sousa Carvalho
  • Francisco de Assis Pereira Neto

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-356

Keywords:

Aluno surdo, ensino de química, modelos atômicos, metodologias de ensino.

Abstract

No decorrer dos anos as questões relacionadas à educação inclusiva ganharam destaque, conquistaram adeptos em todo o mundo e vem sendo amplamente discutidas em varias esferas do campo político pedagógico. No ensino de Química para alunos surdos o professor encontra, além dos desafios convencionais apresentados em salas contendo apenas alunos ouvintes, desafios específicos que vão desde a falta de sinais relacionados a linguagem Química à necessidade da utilização de recursos visuais para a inclusão do aluno no processo de aprendizagem. Neste sentido este trabalho buscou, através de uma aula contextualizada e interativa, identificar as principais dificuldades relacionadas ao conteúdo de modelos atômicos por alunos surdos, bem como as causas que contribuem para tal. Para o desenvolvimento do trabalho, foi elaborado um plano de aula com dois professores especialistas em Educação Inclusiva, em seguida foi pedido previamente aos 19 alunos ouvintes e 02 alunos surdos que compunham uma turma de primeiro ano do Ensino Médio que levasse para a sala materiais como cola, massa de modelar, barbante, bolas de isopor e tesoura para que pudessem ser construídos os principais modelos atômicos em sala de aula. Dando continuidade a turma foi dividida em equipes, as quais ficaram responsáveis pela construção de um modelo atômico respectivamente e após sua construção foi feita uma socialização dos grupos (incluindo os alunos surdos com o auxílio de um intérprete) onde puderam sanar dúvidas e pontuar as principais características de cada modelo. Para finalizar a atividade, foi aplicado um questionário oral com quatro questões subjetivas aos dois alunos surdos, o qual foi interpretado e transcrito para fins desse trabalho. Após a finalização da atividade pode-se observar a participação efetiva de todos os alunos, principalmente os alunos surdos, bem como sua interação durante a construção dos modelos. O questionário revelou que as principais dificuldades relacionadas ao estudo da química na visão dos alunos está na complexidade dos conceitos e presença de muitos cálculos, ficando evidente a necessidade de o professor desenvolver métodos capazes de atender e incluir esses alunos em sala de aula, tornando-os coadjuvantes no processo de construção e aplicação do conhecimento químico.

References

BETIM, A. C.; PAPI, S. O. G. O papel do professor diante da inclusão de um aluno surdo. In: PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Os Desafios da Escola Pública Paranaense na Perspectiva do Professor PDE, 2013. Curitiba: SEED/PR., 2016. V.1. (Cadernos PDE).

BRASIL. CNE. CEB. Resolução n. 4, de 2 de outubro de 2009, que institui diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na educação básica, modalidade educação especial. Brasília, 2009.

BRASIL. Ministério da Educação. Decreto n. 5.626 - Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 2005.

GOMES, F. L. S.; LOPES, A. M. S.; SILVA, F. C. A. Inovação metodológica para ensino de química para surdo. In: IV Encontro de Inovação Tecnológica e Ensino de Ciências (EITEC), Picos-PI, 2017. Anais do Encontro de Inovação Tecnológica e Ensino de Ciências (EITEC), 2017.

LACERDA, C. B. F. A inclusão escolar de alunos surdos: o que dizem alunos, professores e intérpretes sobre esta experiência. Cad. Cedes, v.26, n.69, p.163-184. 2006.

LUZ, E. R. O Ensino de Química para surdos: uma análise a partir da triangulação de dados. Anápolis, 2016, 58 p. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química). IFG, 2016.

LIMA, P. A. Educação inclusiva e igualdade social. São Paulo: Avercamp, 2006.

MENDONÇA, N. C. S.; OLIVEIRA, A. P.; BENITE, A. M. O Ensino de Química para alunos surdos: o conceito de misturas no Ensino de Ciências. Química nova na escola, v.39, p.347-355, 2017.

PINTO, E. S. S.; OLIVEIRA, A. C. G. Ensino de Química para surdos na perspectiva de alunos surdos, professor, intérprete e coordenação. In: XVI Encontro Nacional de Ensino de Química/X Encontro Nacional de Educação Química da Bahia, 2012, Salvador-BA. Anais do Encontro Nacional de Ensino de Química/Encontro Nacional de Educação Química da Bahia, 2012.

RODRIGUES, S. M. da C. As concepções de Professores de 5ª série acerca da inclusão do surdo na classe regular da rede Estadual de Teresina. 2006. 57 f. Graduação (Licenciatura Plena em Pedagogia), Universidade Federal do Piauí, Teresina-Piauí, 2006.

SILVA, J. M; JÓFILI, Z. M. S; BARBOSA, R. M. S. N. O falado e o entendido: um estudo da linguagem química na sala de aula e da percepção dos professores de sua importância para a aprendizagem dos alunos. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Em Ciências, 2003, Bauru-SP. Anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação Em Ciências.

SOUSA, S. F.; SILVEIRA, H. E. Terminologias químicas em LIBRAS: a utilização de sinais na aprendizagem de alunos surdos. Química Nova na Escola. n. 33, p. 36-46, 2011.

SOUSA; V. A importância do papel do intérprete de libras no processo de aprendizagem do aluno surdo em sala de aula nas escolas de ensino comuns. Cadernos da Fucamp, v.14, n.20, p.168-181, 2015.

Published

2021-06-16

How to Cite

Martírios, M. R., Lopes, A. M. S., Teixeira, M. M., Carvalho, P. de S., & Neto, F. de A. P. (2021). Modelos atômicos no ensino regular: uma aula voltada para alunos surdos / Atomic models in regular education: a classroom for deaf students. Brazilian Journal of Development, 7(6), 59250–59260. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-356

Issue

Section

Original Papers