Atividade de ensino de ciências nos anos finais / Science teaching activity in the final years

Authors

  • Lucas Marino Vivot Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-363

Keywords:

alfabetização científica, práticas de ciências, ensino de biologia, didática das ciências

Abstract

1 INTRODUÇÃO

O ser humano, sujeito histórico, se relaciona com o meio físico e social, mediado por instrumentos e signos (Vigotski, 2009). A atividade de ensino se estabelece no agrupamento social, no espaço de aprendizagem e na apropriação da cultura humana, de forma a criar ferramentas para o desenvolvimento integral dos sujeitos. O planejamento das atividades de ensino de ciências deve estar associado ao ensino investigativo, à familiarização dos conteúdos científicos e na compreensão de fenômenos presente no cotidiano dos estudantes.

 

2 OBJETIVO

Objetivou-se desenvolver uma atividade para o ensino de ciências capaz de proporcionar aos alunos uma visão global dos conteúdos envolvidos e as relações entre o saber científico e o cotidiano.

 

3 METODOLOGIA

O presente artigo foi realizado na instituição privada Colégio Américas, localizado em São Paulo, Brasil. A atividade foi desenvolvida e aplicada em uma turma de 8º ano dos anos finais do ensino fundamental, relacionada ao tema “Sistema Circulatório”, totalizando três aulas de 50 minutos cada, contudo descreverei aqui apenas as atividades relacionadas à primeira aula. Resultados e Discussão: Os tópicos abordados foram: sistema cardiovascular humano; vasos sanguíneos e coração; pressão arterial; doenças relacionadas ao sistema circulatório humano. Iniciei a aula utilizando as músicas: “Coração bobo” (Alceu Valença) e “Eu sei” (Negra Li) e, em seguida realizei um levantamento prévio sobre o tema. Em exposição dialogada foram definidos os conceitos e finalizei a aula com uma atividade prática individual utilizando um aplicativo de celular, que permite aos alunos medir os batimentos cardíacos. Na avaliativa os estudantes deveriam buscar, em casa, explicações sobre as seguintes doenças: pressão alta, aterosclerose e AVC para serem apresentadas, em seminários, na próxima aula. Conclusão: O professor deve ter um papel de intencionalidade, mediado pelos instrumentos, de modo que os alunos sejam participativos, e a educação seja construída para se tornar transformadora.

References

VIGOTSKI, Lev Semionovich. A construção do pensamento e da linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 2009.

Published

2021-06-17

How to Cite

Vivot, L. M. (2021). Atividade de ensino de ciências nos anos finais / Science teaching activity in the final years. Brazilian Journal of Development, 7(6), 59362–59364. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-363

Issue

Section

Original Papers