Desafios em uma propriedade familiar de produção de caju no interior do Nordeste / Challenges in a cashew-producing family farm in the Northeast

Authors

  • Ciro Francisco Araújo Melo
  • Flávia Ferreira dos Santos Braga
  • Henrique Antonio Lima de Oliveira
  • Matheus das Neves Almeida

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv4n6-315

Keywords:

Cajucultura, cadeia de suprimentos do caju, transporte e armazenagem

Abstract

Este artigo versará uma análise sobre os desafios enfrentados por um pequeno produtor, do interior do Nordeste, de Cajucultura, coligada com os dados coletados dos custos logísticos da cadeia de suprimentos. Abordando o transporte e a armazenagem do produto, desde o plantio até a distribuição ao vendedor.  O objetivo deste artigo é, além da exposição dos desafios, alvitrar soluções viáveis para os principais problemas arrostados no plantio de caju. A metodologia utilizada neste artigo para o desenvolvimento e coleta de dados foi pesquisas dos tipos exploratória e explicativa, e pesquisa bibliográfica e pesquisa observacional, utilizando abordagem qualitativa. Os custos logísticos não são analisados com frequência, há a falta de dados para poder fazer uma análise mais detalhada dos custos e a implantação de indicadores, além de problemas no processo com a colheita, o transporte e a separação dos cajus. Por fim, a solução adequada para o produtor é a adoção do sistema Lean que irá englobar todas as necessidades para viabilizar a solução dos problemas observados.

References

ALMEIDA, Luiza Heloá Ferreira de;et al.Viabilidade econômica da produção de caju (AnacardiumoccidentaleL.). Nativa, Sinop, v.5, n.1, p.9-15, Jan./Fev, 2017.

COSTA, Matheus Sleiman da; MARJOTTA-MAISTRO, Marta Cristina. Indicadores de qualidade da infraestrutura logística brasileira: um estudo para o agronegócio. Revista Brasileira de Iniciação Científica, Itapetininga, v. 4, n. 9, 2017.

FUNDAÇÃO BANCO DO BRASIL. Desenvolvimento Regional Sustentável: Fruticultura – Caju. Série Cadernos de Propostas para Atuação em Cadeias Produtivas. v. 4. Brasília: IICA, 2010.

GOMES, Luís Gustavo dos Santos. Reavaliação e Melhoria dos Processos de Beneficiamento de Não Tecidos com Base em Reclamações de Clientes. Revista da FAE, v.6, p.35-50, 2006.

JUNIOR, Hugo Santana de Figueirêdo; SOSTOWSKI, Aimee Duncan. Competitividade de Cadeias Produtivas Através de uma Lente Comparativa: Oportunidades para a Cajucultura Brasileira. Documentos Técnico-Científicos v. 41, n 4, p. 741-762, Out./Dez., 2010.

MACEDO, Elaine de Fátima Soares; JÚNIOR, Nelson Nishizaki. A importância do planejamento logístico com foco no crescimento da demanda da cadeia produtiva de alimentos até 2050. Revista FATEC. v. 3, n. 3, Abril, 2017.

PEDROSO, Selma da Silva; MÜLLER, Cláudio José. Avaliação do desempenho operacional de pequenas e médias empresas de confecção por meio da análise de custos e dos indicadores de perdas do sistema Lean. XXIV Congresso Brasileiro de Custos. Florianópolis, novembro, 2017.

REIS, Eduardo Mitke Brandão et al.Identificação de pontos fracos e fortes associados à qualidade do leite em propriedade leiteira de agricultura familiar. PUBVET. v.11, n.9, p.889-900, Set. 2017.

SANTOS, Rayanne Gomes dos; SOUSA, Eliane Pinheiro de. Integração espacial dos mercados exportadores de castanha de caju entre os estados do Ceará e Rio Grande do Norte no período 1997-2015. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos (RBERU). v. 11, n. 1, pp. 62-77, 2017.

SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA, Fernanda Peixoto. Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, p. 31-42, 2009.

ZON, Carolina Souza; DINIZ, Gisele de Lorena; FERREIRA, Karine Araújo. Medidas de desempenho logístico: um levantamento nas empresas de grande porte dos estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Revista Gestão Industrial, Ponta Grossa, v. 13, n. 3, p. 57-81, Set/Nov. 2017.

Published

2018-07-26

How to Cite

Melo, C. F. A., Braga, F. F. dos S., Oliveira, H. A. L. de, & Almeida, M. das N. (2018). Desafios em uma propriedade familiar de produção de caju no interior do Nordeste / Challenges in a cashew-producing family farm in the Northeast. Brazilian Journal of Development, 4(6), 3135–3146. https://doi.org/10.34117/bjdv4n6-315

Issue

Section

Original Papers