Inclusão produtiva e capacitação técnica de quilombolas a partir de unidades de aprendizagem / Productive inclusion and technical qualification of quilombolas from learning units

Authors

  • José Carlos Aguiar da Silva Brazilian Journals Publicações de Periódicos, São José dos Pinhais, Paraná
  • Gleibson Dionízio Cardoso
  • Lenilde Mérgia Ribeiro Lima
  • Lígia Maria Ribeiro Lima

DOI:

https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-479

Keywords:

Inclusão Produtiva, Quilombolas, Unidades de Aprendizagem.

Abstract

O Plano Brasil Sem Miséria (PBSM) é uma política pública do Governo Federal que visa à inclusão social e produtiva de pessoas que vivem abaixo da linha da pobreza no Brasil, ou seja, pessoas que vivem com renda média per capta abaixo de R$ 70,00 por mês, condição essa de extrema carência. A sua implantação, tem sido uma das formas de garantir o acesso dessas pessoas às várias tecnologias disponíveis, buscando o desenvolvimento econômico, social e ambiental de comunidades tradicionais, tanto nas áreas políticas como também na educacional, fornecendo melhoria das condições de vida delas em todos os seus aspectos. É nesse contexto que a Embrapa Algodão coordena um projeto no Território Norte do Itapicuru, no município de Campo Formoso-BA, cuja metodologia permite uma ação partilhada e constante entre a Embrapa, a equipe de ATER e os agricultores quilombolas, construindo uma relação de confiança mútua, que contribui na prática, com o processo de apropriação e adoção das tecnologias trabalhadas, para que elas possam ser incorporadas a rotina produtiva das pessoas e repercutam positivamente na qualidade de vida destes. Este projeto tem como objetivo, atuar de forma integrada com os parceiros locais para a solução e superação das limitações tecnológicas existentes no território envolvido, através da capacitação técnica direta e contínua para a inclusão social e produtiva das comunidades quilombolas participantes, para superação de seus limites de pobreza extrema.

References

BEZERRA, M. C. L.; BURSZTYN, M. (cood.). Ciência e Tecnologia para o desenvolvimento sustentável, Brasília: Ministério do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis: Consórcio CDS/ UNB/ Abipti, 2000.

BELLEN, Hans Michael Van. Indicadores de Sustentabilidade: uma análise comparativa. Rio de Janeiro: FGV, 2007.

CAVALCANTI, C. (org.). Desenvolvimento e Natureza: estudos para uma sociedade sustentável, São Paulo: Cortez, 2003.

GALIAZZI, Maria do Carmo, GARCIA, Fabianne A.; LINDEMANN, Renata H. Construindo Caleidoscópios: organizando unidades de aprendizagem. Educação em Ciências. Ijuí, RS: Editora UNIJUÍ, 2004.

GONZÁLES J. F et al Como hacer unidades didáticas innovadras? Sevilha: Díada, 1999.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Primeiros Resultados, 2010.

MORAES, Roque, GALIAZZI, Maria do Carmo, RAMOS, Maurivan Güntzel. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. In: MORAES, Roque, LIMA, Valderez M. do R. Pesquisa na sala de aula: tendências para a Educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

RAMOS, Maurivan Güntzel. Educar pela pesquisa é educar pela argumentação. In: MORAES, Roque, LIMA, Valderez M. do R. Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2002.

www.portaleducacao.com.br, Acesso: 12 de Setembro de 2015.

www.sober.org.br/palestra/12/12O506.pdf. Acesso: 05 de outubro de 2015.

www.conferenciadecultura.files.wordpress.com.br. Acesso: 05 de outubro de 2015.

www.revista.saolucas.edu.br. Acesso: 08 de outubro de 2015.

www.ainfo.cnptia.embrapa.br. Acesso: 09 de outubro de 2015.

Published

2021-06-21

How to Cite

da Silva, J. C. A., Cardoso, G. D., Lima, L. M. R., & Lima, L. M. R. (2021). Inclusão produtiva e capacitação técnica de quilombolas a partir de unidades de aprendizagem / Productive inclusion and technical qualification of quilombolas from learning units. Brazilian Journal of Development, 7(6), 61236–61249. https://doi.org/10.34117/bjdv7n6-479

Issue

Section

Original Papers